Quando perguntado sobre a nova votação do gabinete de Israel agendada para sábado para selar o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Kirby, disse à CNN que a Casa Branca está “ciente dessas questões e está trabalhando com o governo israelense.”
“Estamos confiantes de que esses detalhes de implementação podem ser trabalhados e que o acordo avançará neste fim de semana”, disse.
À Jake Tapper da CNN, Kirby disse ainda que o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas ainda está “em um bom caminho aqui para começar a implementação até o final do fim de semana.”
“Todos os parâmetros foram acordados. Nós resolvemos esses últimos detalhes que precisavam ser consertados. Acreditamos que estamos no caminho certo para começar a implementação até o final do fim de semana. Então, todos os sistemas estão funcionando agora”, disse Kirby a Tapper. “Não estamos vendo nada que nos diga que isso vai descarrilar neste momento.”
Entenda o conflito na Faixa de Gaza
Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.
O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.
Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.
A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.
A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br