Fotos: Divulgação / Casan
Para um abastecimento eficiente, é preciso atenção desde o momento da captação da água para o tratamento. Em Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) executou no início de maio a instalação de uma nova tubulação e a limpeza na represa do Ribeirão Hercílio, a principal zona de captação do município. Com isso, a partir desse mês, a iniciativa deve um maior volume de água encaminhado para a Estação de Tratamento.
“Ao todo, foram utilizados 300 metros de rede com diâmetro de 20cm, praticamente dobrando a quantidade de água enviada para o tratamento. Já na represa, as nossas equipes retiraram cerca de 100m³ de lodo do fundo, aumentando a capacidade da barragem. Essas medidas já estão beneficiando toda a população do município, e agora vamos seguir monitorando para verificar a necessidade de novas melhorias nas redes de distribuição”, explica o chefe de Agência, Jeferson Kalebe.
A Casan também inaugurou recentemente uma importante melhoria no setor de abastecimento na cidade, que foi um reservatório de aço vitrificado com capacidade para atender todo o município. Instalado próximo à Estação de Tratamento de Água, a estrutura tem capacidade para reservar 400 mil litros de água, um aumento de 65% em relação à reservação anterior.
Fonte: estado.sc.gov.br