Fotos: Acervo CASAN
Em uma parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental (LANAE-SENAI), a CASAN realizou uma capacitação direcionada a seus profissionais que atuam na coleta de amostras de água e efluentes em todo o Estado.
Os treinamentos envolveram todas as unidades laboratoriais da CASAN espalhadas por Santa Catarina, atualizando profissionais dos Setores de Controle de Qualidade de Água e de Esgoto Sanitário, que são responsáveis por realizar esse trabalho técnico em campo. Os encontros foram realizados em Rio do Sul, Chapecó, Criciúma e Florianópolis.
Ministrada pelo professor Bruno Hass, especialista em serviços tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental, a capacitação permitiu atualização de procedimentos técnicos, reforçando os cuidados essenciais durante a coleta das amostras para garantir que todas as análises realizadas nos laboratórios da Companhia continuem seguindo os padrões de qualidade.
A amostragem é o processo de coleta de porções de água de rios, estações de tratamento, poços ou até mesmo da rede de distribuição. Essas amostras são encaminhadas para análise em laboratório, ajudando a monitorar a qualidade da água que chega até a população e a verificar o impacto ambiental de efluentes (resíduos líquidos) descartados no meio ambiente.
“A água é um bem essencial à vida e precisa ser cuidada com responsabilidade em todas as etapas, desde a captação até a entrega ao consumidor. Esse cuidado começa com uma amostragem bem feita”, destaca o químico Felipe Cassini, responsável pela Divisão de Políticas de Qualidade da Água da CASAN.
Organizada pela Divisão de Políticas de Qualidade da Água, setor ligado à Gerência de Políticas Operacionais (GPO/DIPOQ), a capacitação foi oferecida com apoio da Gerência da Universidade Corporativa (GUC), reforçando o compromisso da CASAN em manter a qualidade da água consumida pela população e a preservação dos recursos hídricos catarinenses.

Fonte: estado.sc.gov.br