Há 6 horas
Equipamento é utilizado em cirurgias cardiológicas, vasculares, neurológicas, ortopédicas, urológicas e abdominais
FOTO: Laís Pompeu/FCecon
As cirurgias oncológicas que necessitam de visualização de imagens em tempo real contam com um novo equipamento na Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O hospital adquiriu um novo arco cirúrgico instalado na unidade nesta semana.
No valor de R$ 410,5 mil, o arco cirúrgico foi adquirido com recursos estaduais via emenda parlamentar do deputado estadual Sinésio Campos (PT), que visitou a instituição para verificar o novo aparelho, nesta quarta-feira (26/03).
O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destaca a qualidade e capacidade do novo equipamento. “Esse novo arco cirúrgico é considerado premium e é um dos mais potentes hoje no Amazonas. É um grande avanço para as cirurgias realizadas na Fundação com a capacidade de gerar imagens em alta definição e em tempo real”, disse.
Avanço
O equipamento tem uma capacidade de 15 quilowatts de potência, o que é bem superior à capacidade do arco cirúrgico anterior, que possui 2 quilowatts de potência. Esse avanço impacta diretamente na qualidade das imagens, que são 100% digitais.
A tecnologia do equipamento também utiliza uma dose de radiação bem mais baixa que os equipamentos mais antigos.
Equipamento importante


FOTO: Laís Pompeu/FCecon
O arco cirúrgico, também conhecido como arco em C, é um equipamento usado pelos médicos durante as cirurgias para captar imagens. Devido ao seu formato, é um equipamento móvel, que pode ser locomovido e posicionado acima do paciente durante a cirurgia, na posição mais adequada para gerar a imagem necessária.
Segundo a gerente do Centro Cirúrgico da FCecon, Graça Gondim, o equipamento é utilizado em cirurgias cardiológicas, vasculares, neurológicas, ortopédicas, urológicas, abdominais, dentre outras.
“Esse equipamento permite que os cirurgiões visualizem as estruturas internas do paciente em tempo real e com muita segurança para os profissionais e para os pacientes. Por isso é muito útil durante os procedimentos dentro da Fundação Cecon”, afirmou.