Uma aliança militar, incluindo a Otan, não funcionará sem os Estados Unidos, disse o secretário-geral Mark Rutte nesta segunda-feira (3) durante uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, em Bruxelas.
“Uma Otan, ou qualquer que seja o nome da organização, sem os EUA, por muitas razões, não funcionará”, pontuou Rutte aos repórteres, sem dar mais detalhes.
O secretário ressaltou ainda que é necessário apoiar a Ucrânia contra a Rússia por causa da situação geopolítica, com países como Irã, China e Coreia do Norte se aliando aos russos.
O premiê britânico afirmou, por sua vez, que seu país não está escolhendo entre os Estados Unidos ou a União Europeia (UE), enfatizando que é importante trabalhar com ambos os parceiros em áreas como comércio e segurança.
“Enfrentamos um mundo mais volátil agora do que enfrentamos por muitas décadas. Então, agora é a hora de intensificar em todas as frentes, tanto com os EUA quanto com a UE. Não é hora de recuar em nenhuma das frentes”, comentou Starmer.
Líderes europeus realizaram uma reunião informal na capital belga nesta segunda após os mercados financeiros globais caírem devido às tarifas impostas ao Canadá, México e China pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Ainda nesta segunda, os governos de Estados Unidos e México anunciaram a suspensão das sanções e outro acordo em relação à fronteira.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br