Uma frente fria que avança da Argentina e do Uruguai deve intensificar a umidade e o ar frio em parte do Brasil no começo de abril. Na próxima semana, o sistema vai provocar uma queda nas temperaturas na região Sul e em partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Climatempo, primeira metade do mês será marcada por um período de chuvas no norte que deve afetar principalmente áreas do Amazonas, Pará e do Amapá. No Nordeste, a cidade de Salvador pode ter episódios de chuva intensa.
Ainda segundo as previsões, a chuva nas duas regiões deve permanecer durante todo o mês de abril e acontece por conta da manutenção de atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Devido ao aumento da temperatura do Atlântico Sul, sistemas de baixa pressão atmosféricas e mais evaporação de umidade para a atmosfera, condições para chuva podem se formar na costa Sul e Sudeste do país.
Também há possibilidades de geada no Sul no final da primeira quinzena. Os meteorologistas apontam probabilidade de resfriamento no centro-sul do Brasil. Ainda sim, os períodos com temperaturas baixas serão curtos.
Ainda segundo a Climatempo, o mês deve terminar com um volume de chuva pouco abaixo da média na maioria das regiões. Apesar disso, o Sul deve encarar chuva forte, incluindo áreas do Rio Grande do Sul, com previsão de chuva acima da média em parte da região.

No final do mês, a previsão indica a passagem de uma massa de ar frio de origem polar. O sistema deve ser mais forte e com atuação em mais áreas do país. Há expectativa de queda acentuada nas temperaturas da região Sul e até no Sudeste e Centro-Oeste.
Mesmo com a chegada de frentes frias durante o mês, de acordo com a Climatempo, a previsão é de que abril termine com temperaturas acima da média na maior parte do Brasil.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br