19.3 C
Marília

Chuva e temperatura acima da média: veja a previsão para abril

Leia também

Uma frente fria que avança da Argentina e do Uruguai deve intensificar a umidade e o ar frio em parte do Brasil no começo de abril. Na próxima semana, o sistema vai provocar uma queda nas temperaturas na região Sul e em partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Climatempo, primeira metade do mês será marcada por um período de chuvas no norte que deve afetar principalmente áreas do Amazonas, Pará e do  Amapá. No Nordeste, a cidade de Salvador pode ter episódios de chuva intensa.

Ainda segundo as previsões, a chuva nas duas regiões deve permanecer durante todo o mês de abril e acontece por conta da manutenção de atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

Devido ao aumento da temperatura do Atlântico Sul, sistemas de baixa pressão atmosféricas e mais evaporação de umidade para a atmosfera, condições para chuva podem se formar na costa Sul e Sudeste do país.

Também há possibilidades de geada no Sul no final da primeira quinzena. Os meteorologistas apontam probabilidade de resfriamento no centro-sul do Brasil. Ainda sim, os períodos com temperaturas baixas serão curtos.

Ainda segundo a Climatempo, o mês deve terminar com um volume de chuva pouco abaixo da média na maioria das regiões. Apesar disso, o Sul deve encarar chuva forte, incluindo áreas do Rio Grande do Sul, com previsão de chuva acima da média em parte da região.

Abril deve ter chuva pouco abaixo da média na maior parte do Brasil • Divulgação/Climatempo

No final do mês, a previsão indica a passagem de uma massa de ar frio de origem polar. O sistema deve ser mais forte e com atuação em mais áreas do país. Há expectativa de queda acentuada nas temperaturas da região Sul e até no Sudeste e Centro-Oeste.

Mesmo com a chegada de frentes frias durante o mês, de acordo com a Climatempo, a previsão é de que abril termine com temperaturas acima da média na maior parte do Brasil.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias