Com o objetivo de fomentar o diálogo e a troca cultural entre diferentes grupos étnicos, linguísticos e sociais, o Colégio Estadual Militarizado Fernando Grangeiro de Menezes realiza a I Mostra Pedagógica e Cultural. O evento tem como tema “A prática da interculturalidade na formação educacional”, e visa destacar a diversidade cultural presente na comunidade escolar.
A mostra será realizada na próxima sexta-feira, 4, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, movimentando todas as turmas da instituição. A programação contará com a participação de representantes de instituições como o Comitê de Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola e da Coordenação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Setrabes (Secretaria de Trabalho e Bem-estar Social).
“Esse trabalho será a culminância do Projeto de Intervenção, Leitura e Escrita, iniciado em 19 de fevereiro. O objetivo principal é valorizar as diferentes culturas presentes na nossa comunidade escolar, promovendo o respeito e a compreensão mútua entre os alunos de diversas origens. Além dos trabalhos pedagógicos realizados pelos nossos alunos, teremos apresentações culturais dos nossos convidados”, explicou Lívia Gomes, gestora pedagógica da unidade.
Programação cultural e educacional
A mostra contará com apresentações culturais de grupos convidados, como o Grupo de Dança DYiu, o Grupo Parixara, a Dança Matriz Africana: Afoxé, o Grupo Kapoi, Grafismo – Bruna Macuxi, o Projeto Capoeira na Escola e o grupo de capoeira da escola.
Estudantes dos ensinos fundamental e médio também participarão, apresentando trabalhos desenvolvidos com professores de diversas áreas do conhecimento. A programação inclui contação de histórias, apresentações de danças, comidas típicas, cartazes, pinturas, entre outras manifestações artísticas e educacionais produzidas pela comunidade escolar.
“É um momento especial, pois enaltece o nome da nossa escola e nos permite compartilhar saberes, além de nos aprofundarmos em temáticas essenciais no cotidiano e na vida escolar dos nossos alunos”, finalizou a gestora.
Fonte: portal.rr.gov.br