Fotos: Divulgação / CBMSC
Após uma semana de intenso treinamento, os 63 novos alunos-soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participaram, na manhã desta segunda-feira, 19, da aula magna do Curso de Formação de Praças (CFP), ministrada pelo comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza. Esta é mais uma etapa na jornada de formação que prepara os futuros bombeiros militares para o serviço de excelência que caracteriza a instituição.
A aula foi realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Florianópolis. Em seu discurso, o comandante compartilhou experiências de sua trajetória na corporação, ressaltando o compromisso com a sociedade, a ética militar e a importância do preparo técnico e emocional no exercício da função de bombeiro.
“O início desta formação representa mais que uma etapa profissional. É a concretização de um sonho e o nascimento de um compromisso com a vida, com o próximo e com a missão de servir com coragem e humanidade”, destacou o coronel.
O Curso de Formação de Praças tem carga horária de 1.218 horas-aula e engloba 26 disciplinas teóricas e práticas, além de estágios supervisionados. O objetivo é capacitar os alunos para atuarem em diversas frentes da atividade bombeiro militar, desde o combate a incêndios e salvamentos até o atendimento pré-hospitalar e a gestão de desastres.
Ao longo da aula, o comandante-geral apresentou aos alunos-soldados a estrutura organizacional da corporação, resgatando também a história do CBMSC, que, em 2026, completará 100 anos de atuação no estado. “Tudo aquilo que, ao longo desses 99 anos de história, aqueles 28 integrantes começaram — e que cada bombeiro militar que os sucedeu representa — faz com que a nossa obrigação e responsabilidade sejam ainda mais acentuadas. Somos o Estado mais seguro do país, e é compromisso de cada um que aqui está mantê-lo cada vez mais seguro”, finalizou.
A solenidade também incluiu homenagens e agradecimentos às autoridades e aos instrutores do Centro de Ensino, com a entrega de uma lembrança ao comandante-geral em reconhecimento à sua liderança e contribuição à formação da nova turma.

Fonte: estado.sc.gov.br