O presidente da China, Xi Jinping, será recebido em Brasília, nesta quarta-feira (20), para uma visita de Estado.
O encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocorre após a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, onde o líder chinês também marcou presença.
Na capital federal, os mandatários vão estreitar relações bilaterais e coordenação sobre tópicos regionais e multilaterais.
Agendas
O presidente Xi Jinping chegou a Brasília na tarde desta terça-feira (19). As atividades oficiais terão início no Palácio da Alvorada, onde haverá uma reunião restrita e outra ampliada.
Na sequência, uma cerimônia de assinatura de atos e uma declaração à imprensa dos dois líderes. Em seguida, haverá um almoço oferecido pelo presidente Lula no Palácio da Alvorada.
Na noite do dia 20, no Palácio Itamaraty, haverá um jantar que encerra a visita oficial. O presidente chinês deixa o país no dia 21.
Segurança
A visita do presidente da China a Brasília mobiliza forças de segurança e inteligência, com monitoramento de redes sociais, reforço policial em sete pontos da capital federal e bloqueio marítimo do Lago Paranoá.
Há ainda preocupação com possíveis “bonecos infláveis hostis”. De acordo com um documento do governo do Distrito Federal obtido pela CNN, a comitiva chinesa contará com cerca de 25 veículos.
A segurança dos deslocamentos será garantida pela Polícia Federal (PF) com suporte de militares.
Nesta terça-feira (19), um grupo de chineses se concentrou em frente ao hotel onde está hospedado o líder chinês. A expectativa é de que o movimento se repita nesta quarta-feira (20).
O que é o Plano Escudo, ativado após ataque na Praça dos Três Poderes
Fonte: www.cnnbrasil.com.br