Em entrevista à CNN, o coronel Maurício Correa, comandante do Corpo de Bombeiros, do Rio Grande do Sul, detalhou o que se sabe sobre a queda da aeronave na cidade de Gramado (RS), na manhã deste domingo (22). Dez pessoas, que estavam a bordo, morreram na queda e outras 17 ficaram feridas em solo.
Operação de resgate e combate ao incêndio
Segundo o coronel Correa, a prioridade inicial foi combater as chamas e localizar as pessoas, incluindo hóspedes e funcionários da pousada. Algumas vítimas apresentavam queimaduras graves e foram imediatamente encaminhadas para hospitais da região com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Após controlar o incêndio, as equipes de resgate, em conjunto com a perícia, iniciaram a remoção de escombros e da fuselagem da aeronave em busca dos corpos das vítimas que estavam no interior do avião.
Dinâmica do acidente
O comandante explicou que, com base em imagens de câmeras de segurança e evidências no local, acredita-se que houve um vazamento de combustível após o impacto inicial, o que resultou na explosão. O avião atingiu primeiro o último andar de um edifício em construção, depois bateu em outra residência e, por fim, colidiu com a loja de decoração e a pousada.
As condições meteorológicas no momento do acidente eram desfavoráveis, com céu nublado e chuva, o que pode ter contribuído para a perda rápida de altitude da aeronave. As investigações para determinar as causas exatas do acidente estão em andamento, envolvendo a Polícia Civil e a Aeronáutica.
Impacto nas estruturas e interdições
O coronel Correa informou que a pousada atingida será interditada após a conclusão dos trabalhos de busca. Além disso, uma residência próxima também será interditada devido a danos estruturais significativos. A Defesa Civil do município está prestando apoio na avaliação dos danos e nas medidas de segurança necessárias.
As autoridades continuam trabalhando no local para garantir a segurança da área e coletar todas as informações necessárias para a investigação deste trágico acidente que abalou a comunidade de Gramado e Canela.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br