21.8 C
Marília

Comitê que monitora tubarões emite alerta para banhistas de Pernambuco

Leia também

O início do verão, combinado com os feriados de Natal e Ano Novo, promete atrair um grande número de banhistas às praias da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Em meio ao aumento no movimento, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) reforça o alerta sobre os cuidados necessários para garantir um banho de mar seguro durante o período festivo. Desde 1992, a RMR registrou 67 ataques de tubarões, resultando em 26 mortes.

O monitoramento das marés e a atenção às condições do mar são essenciais para evitar incidentes e riscos à saúde dos frequentadores. Até o dia 25 de dezembro, a Lua está minguante, fenômeno que provoca marés de quadratura – ou marés mortas –, com amplitudes entre 0,8 e 1,8 metros.

A gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), Danise Alves, explica que, durante o período, as variações de nível do mar são menores, o que impede a formação de piscinas naturais em muitas áreas da RMR.

“As piscinas naturais, ideais para banho seguro, são encontradas em marés mais secas, presentes nas Luas Nova e Cheia, e em praias com formações recifais rasas. Entre os dias 23 e 25 de dezembro, a formação dessas piscinas ocorrerá nas primeiras horas do dia, entre 04h e 06h, voltando a encher em horários com intensa movimentação de banhistas nas praias, entre 10h e 12h, o que requer maior atenção”, ressalta.

A especialista ainda lembra que, durante os horários de maré alta, o risco aumenta. Por isso, é fundamental que os banhistas se concentrem em locais com piscinas naturais protegidas por recifes e evitem áreas abertas, onde o risco de incidentes com tubarões e outras correntezas é maior.

Além disso, a atenção com as condições do mar, como as correntezas, deve ser redobrada, especialmente para evitar afogamentos.

Confira abaixo os horários das marés no feriado de Natal:

05h08 – 0,8m

11h08 – 1,7m

17h34 – 0,9m

23h34 – 1,7m

06h02 – 0,8m

12h04 – 1,8m

18h30 – 0,8m

O CEMIT também reforça a importância de evitar o banho de mar nas determinadas condições:

  • Em áreas com placas de advertência de riscos de incidentes com tubarões;
  • Em áreas sem proteção dos recifes, sem formação de piscinas naturais;
  • Nos horários iniciais da manhã ou final da tarde, os tubarões são mais ativos nos períodos crepusculares;
  • Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;
  • Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não diferenciem bem suas presas naturais de humanos;
  • Em locais próximos às desembocaduras de rios, os rios deságuam excesso de sedimentos e matéria orgânica no mar que, além de deixar a água turva, tende a atrair animais marinhos que podem oferecer riscos de incidentes. Além disso, essas regiões podem ser utilizadas como berçários de algumas espécies de tubarões;
  • Durante as marés altas, especialmente nas luas cheia e nova;
  • Se tiver consumido bebida alcoólica;
  • Se estiver sozinho (a);
  • Se estiver usando objetos brilhantes e chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais.

Áreas de atenção

O CEMIT destaca um trecho de 33 km, que vai da Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, como uma zona de atenção para os banhistas. No trecho, o Decreto estadual 21.402/1999 proíbe a prática de atividades náuticas. Além disso, em um trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, a proibição para banho foi estabelecida por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias