Dos 135 cardeais presentes na Capela Sistina para a escolha do novo papa, 133 poderão votar a partir desta quarta-feira (7). Destes, sete são brasileiros.
Apesar dos candidatos mais cotados, os chamados “papáveis”, não serem brasileiros, os votantes do Brasil podem ser escolhidos como o novo ocupante do trono de São Pedro. E, entre eles, três já demonstraram alguma ligação com o futebol e, dois especificamente, torcem para times brasileiros.
Dom Odilo Pedro Scherer
Nascido em Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, o atual Arcebispo Metropolitano de São Paulo fez seminário em Curitiba, no Paraná. Segundo seu primo, Elói Scherer, o religioso é torcedor do Athletico-PR.

Dom Jaime Spengler
Dom Jaime nasceu em Gaspar, Santa Catarina. Atualmente é presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre. Ele assumiu publicamente ser torcedor do Internacional.

Dom Orani Tempesta
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, não confessou para qual time é torcedor, porém, em 2019, ele passou pelos quatro maiores times cariocas.
O cardeal visitou as sedes de Botafogo, Fluminense, Vasco e Flamengo e realizou cerimônias religiosas.

Papa Francisco
Era apaixonado por futebol e torcedor declarado do San Lorenzo, time da Argentina.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br