24.1 C
Marília

Conheça o papa mais velho ao assumir o comando da Igreja Católica

Leia também

Ao que os registros disponíveis indicam e segundo relatos de historiadores e vaticanistas, Clemente X assumiu o posto de papa com 79 anos de idade em 1670.

Isso o torna o papa com a idade mais avançada a se tornar o líder máximo da Igreja Católica.

Na época do papado de Clemente X, a Europa estava no auge do absolutismo monárquico – um contexto em que o poder era centralizado pelos reis.

“Luís XIV, da França, conhecido como o Rei Sol e pela frase ‘O Estado sou eu’, centralizava todos os mínimos detalhes. Ele exemplifica bem esse contexto histórico da Europa – que era essa centralização administrativa e a supremacia do poder real”, analisa Thales Reis, especialista nas Escrituras Sagradas do Cristianismo pela Universidade de Harvard, e em História Moderna da Igreja Católica pela Universidade da Carolina do Norte.

“Clemente X, inclusive, enfrentou alguns desafios devido às ambições de Luís XIV, que buscava ampliar essa influência sobre a Igreja na França”, continuou Reis, que também é MBA em Relações Internacionais pela FGV-SP.

Os dois teriam iniciado uma disputa sobre as regalias referentes aos rendimentos de dioceses e abadias que estariam sem um líder religioso no comando por tempo temporário por algum motivo – como, por exemplo, a morte de um bispo.

“Essas regalias eram um conjunto de privilégios que o rei francês reivindicava sobre a Igreja. O principal direito em questão nesse caso era a administração dos rendimentos eclesiásticos das dioceses e abadias que ficavam vagas”, explica Thales Reis.

Clemente X defendia a posição tradicional e enxergava a interferência como um ataque direto à autonomia da Igreja Católica e do papa.

“Acredito que por conta de uma idade mais avançada, ele (Clemente X) evitou um confronto mais direto, preferindo não tomar medidas drásticas”, segundo Reis, que acrescentou que o conflito sobre as regalias chegou a se estender no papado seguinte.

Naquela segunda metade do século XVII, o protestantismo estava consolidado em algumas partes da Europa e já havia uma grande preocupação da Igreja Católica em relação ao avanço do movimento.

De acordo com o especialista Thales Reis, Clemente X também preferiu uma postura mais diplomática do que combativa, mas atento em relação à expansão protestante.

“O papado de Clemente X estava mais focado em questões internas da Igreja e nesses conflitos com monarquias católicas”, observa o especialista, complementando que “ficou para os sucessores dele a tarefa de lidar com o crescimento do protestantismo e com a repressão de minorias religiosas”.

O pontífice Clemente X também é lembrado pelas contribuições artísticas e arquitetônicas em Roma.

“Foi ele quem encomendou as dez estátuas de anjo que até hoje estão na ponte Sant’Angelo e as duas fontes que são super famosas da praça São Pedro. Além disso, investiu na construção do palácio Altieri”, afirma Thales Reis.

Ele manteve-se no cargo até 1676 e, apesar de poder ser considerado o papa eleito com idade mais avançada, não foi o mais velho a deixar o cargo.

Qual papa morreu mais velho?

Bento XVI à multidão da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após ter sido escolhido papa, em 2005.
Bento XVI à multidão da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após ter sido escolhido papa, em 2005. • DOMENICO STINELLIS/ASSOCIATED PRESS/AE

Foi o papa Bento XVI, que morreu aos 95 anos em 31 de dezembro de 2022 – já como papa emérito.

Bento XVI deixou o comando da Igreja aos 85 anos, quando renunciou em 2013. 

Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar em 600 anos, após a Igreja Católica se tornar alvo de escândalos envolvendo acusações de corrupção e pedofilia.

Nos tempos modernos, Bento XVI pode ser considerado também o papa mais velho a assumir o cargo, desde o século XVIII, ao assumir o papado com 78 anos em 2005.

*Sob supervisão de Derla Cardoso

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias