O novo papa foi anunciado nesta quinta-feira (8) sob o nome de Leão XIV, após dois dias de conclave na Capela Sistina. A escolha do nome “Leão” não era feita por um pontífice há mais de um século.
Contudo, o nome é o quarto mais comum escolhido pelos papas, junto com Clemente. Apenas João, Gregório e Bento foram mais populares.
O último papa Leão foi Leão XIII, que nasceu na Roma ocupada pelos franceses em 1810. Ele serviu como papa de 1878 até sua morte em 1903, tornando seu papado de 25 anos o quarto mais longo da história da Igreja.
Leão XIII concentrou grande parte de seu papado defesa dos direitos dos trabalhadores, exigindo salários justos, melhores condições de trabalho e o direito de se filiar a sindicatos.
Ele escreveu uma famosa carta aberta a todos os católicos em 1891, intitulada “Rerum Novarum” (“Da Mudança Revolucionária”). O panfleto refletia sobre a destruição causada pela Revolução Industrial na vida dos trabalhadores.

Contudo, outros 13 papas também adotaram o nome na história da Igreja Católica.
Destes, cinco foram canonizados ou declarados santos: Leão I, Leão II, Leão III, Leão IV e Leão IX.
Dos papas que usaram o nome, os que tiveram o maior destaque em suas épocas foram Leão I, Leão III, Leão IX, Leão X, Leão XI, Leão XII e Leão XIII:
- Leão I: Foi o primeiro papa Leão, que serviu no século V. É conhecido como “Leão, o Grande”, e é lembrado por persuadir Átila, o Huno, a interromper sua invasão e poupar o Império Romano da destruição. Ele assumiu o papado no ano 440 e permaneceu no cargo por 21 anos até 461.
- Leão III: Ele é lembrado especialmente devido à coroação de Carlos dos Francos, o Carlos Magno, como imperador na Basílica de São Pedro original, no dia de Natal do ano 800. O marco inaugurou o Sacro Império Romano, uma entidade política que perdurou por cerca de mil anos, de acordo com informações da Britannica. Ele assumiu o papado no ano 795 e permaneceu no cargo até 816.
- Leão IX: O pontificado de Leão IX é memorável por dois motivos. Primeiro, pelas amplas reformas que implementou na Igreja. Segundo, pelo firme apoio à supremacia papal, que levou a uma ruptura formal com a Igreja Ortodoxa Oriental em 1054, segundo a enciclopédia. Ele assumiu o papado no ano 1049 e permaneceu no cargo até 1054.
- Leão X: Segundo a Britannica, Leão X foi um importante papa renascentista. Ele fez de Roma um centro cultural, mas também contribuiu para a Reforma Protestante ao se opor a Martinho Lutero. Ele era integrante da grande família Médici de Florença, na Itália, e gastou todo o dinheiro que conseguiu reunir para transformar Roma em uma grande cidade, segundo a enciclopédia. Ele assumiu o papado no ano 1513 e permaneceu no cargo até 1521.
- Leão XI: Teve um pontificado de curta duração, pois morreu logo após sua eleição, segundo informações da Britannica. Ele assumiu o papado no ano 1605 e permaneceu no cargo por 26 dias.
- Leão XII: Focou no fortalecimento do poder papal e na reforma dos Estados Pontifícios, de acordo com a enciclopédia. Ele assumiu o papado no ano 1823 e permaneceu no cargo até 1892.
- Leão XIII: Conhecido por suas reformas sociais, como a Rerum Novarum, que abordou questões da sociedade e dos direitos dos trabalhadores. Ele assumiu o papado no ano 1878 e permaneceu no cargo até 1903. Governou a Igreja por 25 anos.
Simbologia na escolha do nome
O nome Leo deriva do latim para “leão”, sugerindo força, liderança e valentia.
Em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (8) após o conclave, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que a escolha do nome “é uma clara referência à doutrina social moderna da Igreja, que começou com Rerum Novarum“.
Bruni disse que o nome Leão era uma referência deliberada a “homens, mulheres, seu trabalho e trabalhadores em uma era de inteligência artificial”.
Em seu primeiro discurso após a eleição, Leão XIV disse que a Igreja ainda pode ouvir “a voz fraca, mas sempre corajosa, do papa Francisco”, seu antecessor.
Quem é Robert Prevost?
-
1 de 12
Multidões celebram na Praça de São Pedro enquanto aguardam a cerimônia de posse do novo Papa eleito • Antonio Masiello/Getty Images
-
2 de 12
Multidões celebram na Praça de São Pedro enquanto aguardam a cerimônia de posse do novo papa eleito • Antonio Masiello/Getty Images
-
3 de 12
O recém-eleito papa Leão XIV, Robert Prevost, discursa à multidão na varanda principal da galeria central com vista para a Praça de São Pedro • Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images
-
-
4 de 12
Recém-eleito papa Leão XIV, cardeal Robert Francis Prevost dos Estados Unidos, aparecendo na varanda da Basílica de São Pedro • Reuters
-
5 de 12
Papa Leão XIV aparece na Loggia central da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis que lotam a Praça de São Pedro após sua eleição no Vaticano, em 8 de maio de 2025 • Isabella Bonotto
-
6 de 12
Em espanhol, papa Leão XIV saúda “querida diocese” no Peru no 1° discurso • Reprodução CNN Brasil
-
-
7 de 12
Fumaça branca sai de chaminé após eleição de novo papa no Vaticano • Reuters
-
8 de 12
Sinos tocam na Praça de São Pedro para anunciar a escolha do novo papa • Reprodução/Reuters
-
9 de 12
Fiéis comemoram eleição do novo papa na Praça de São Pedro, no Vaticano • Reuters
-
-
10 de 12
Freiras reagem à fumaça branca que indica a eleição de um novo papa, no Vaticano, em 8 de maio de 2025 • REUTERS/Eloisa Lopez TPX
-
11 de 12
Sacerdotes se abraçam enquanto reagem à fumaça branca que sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito, no Vaticano, em 8 de maio de 2025. • REUTERS/Claudia Greco
-
12 de 12
Papa Leão XIV acena para a multidão no Vaticano • Antonio Masiello/Getty Images
-
O cardeal Robert Prevost foi eleito papa nesta quinta-feira após dois dias de conclave. Ele é o primeiro pontífice dos Estados Unidos e escolheu o nome Leão XIV.
Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e é cidadão peruano desde 2015.
Ele é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 1980.
Ele trabalhou por uma década em Trujillo, no Peru, e posteriormente foi nomeado bispo de Chiclayo, outra cidade peruana, onde serviu de 2014 a 2023.
Com isso, ele adquiriu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um forte representante das Américas como um todo.
Espera-se que ele dê continuidade às reformas do papa Francisco. Prevost faz parte da ordem religiosa agostiniana – da qual se tornou líder como superior global.
Prevost ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.
Em fevereiro deste ano, o papa Francisco promoveu Prevost a cardeal-bispo. Ele foi designado para a Diocese Suburbicariana de Albano, na Província de Roma.
Com informações da Reuters e da CNN Internacional.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br