O Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para cursos presenciais nas áreas de música e artes cênicas: ‘Vocalidades Indígenas’, ministrado por Marlui Miranda; ‘Cenografia: dialética no espaço’, comandado por André Cortez; e ‘O palhaço e os (des)objetos: por uma reconciliação com a inutilidade’, com Rodrigo Costa. As formações são gratuitas, nas modalidades curta duração e livre, e têm duração entre 12h e 24h, respectivamente.
A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo é considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. As inscrições podem ser feitas de forma online no site do Conservatório de Tatuí. Confira:
‘Vocalidades Indígenas’, com Marlui Miranda
Ministrado por Marlui Miranda, o curso ‘Vocalidades Indígenas’ propõe um resgate do repertório coletado e registrado pela artista no livro de partituras ‘IHU – Todos os Sons’. As pessoas participantes poderão aprender sobre diversas etnias indígenas, seus cantos tradicionais, pronúncias e os contextos históricos e socioculturais que essas tribos estão inseridas. A partir de suas músicas e vocalidades, a turma participante viverá um mergulho de conhecimento e aprendizado sobre esses povos.
Marlui Miranda é cantora, compositora, arranjadora e produtora cultural. Há quase três décadas, se dedica à pesquisa e produção na área da música indígena, sendo reconhecida como uma das mais importantes intérpretes e pesquisadoras da área no país. Como produtora, já gravou, produziu e se apresentou em inúmeros eventos culturais, shows e espetáculos ao lado de diversos povos indígenas no Brasil e no exterior. Ao longo de sua trajetória musical, Marlui Miranda já colaborou com artistas como Nelson Ayres, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcellos, Egberto Gismonti e muitos outros.
- Período do curso: 15 de maio a 5 de junho de 2025
- Aulas online e presenciais: quintas-feiras, das 9h às 12h
- Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga (Rua São Bento, 808 – Tatuí)
- Carga horária: 12h
- Total de Participantes: 30
- Público-alvo: Cantores, músicos, estudantes de música e interessados em geral no repertório de música indígena
- Pré-requisitos: Conhecimento básico em música
- Critério de seleção: Ordem de inscrição
- Prazo de inscrição: Até 9 de maio de 2025
- Ficha de inscrição:
‘Cenografia: dialética no espaço’, com André Cortez
Em ‘Cenografia: dialética no espaço’, André Cortez propõe um diálogo entre cenografista, estudantes e amantes do teatro como uma forma de aprendizado e exercício criativo. A partir dessas trocas, a turma poderá perceber que a criação de um espaço também se dá a partir da junção das conversas entre as diferentes linguagens usadas na composição de uma peça, como literatura, dramaturgia, figurino e a própria cenografia.
Formado em Arquitetura pela UFMG, André Cortez também passeou por ateliês de pintura e fotografia. Atualmente, trabalha na área de cenografia para o teatro, expografia e eventos. Já foi laureado com importantes prêmios como o Shell e o APCA. Desenvolve trabalhos como cenógrafo ao lado de grupos e diretores das cenas paulistana, carioca e mineira. Já como docente, André Cortez foi coordenador do curso de cenografia da E.B.A.C., além de ministrar cursos livres e palestras da área.
- Período do curso: 23 de junho a 25 de junho de 2025
- Aulas presenciais: segunda, terça e quarta-feira
- Local: Conservatório de Tatuí
- Carga horária: 12h
- Total de Participantes: 20
- Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, visualidades da cena, performers, artistas e pesquisadores(as) de teatro, dentre outros
- Pré-requisitos: Conhecimento básico de teatro
- Critério de seleção: Carta de interesse e currículo artístico
- Prazo de inscrição: Até 5 de junho de 2025
- Ficha de inscrição:
‘O palhaço e os (des)objetos: por uma reconciliação com a inutilidade’, com Rodrigo Costa
Ministrado por Rodrigo Costa, o curso visa investigar, por meio de um jogo autoral com os objetos, um humor que revele a singularidade de cada palhaço, transformando a matéria literal (o objeto) em poesia visual. Ao longo das aulas, serão aplicados exercícios que buscam explorar o potencial do campo simbólico e metafórico de objetos, criando um ambiente propício a encontrar a inutilidade como expressão da alegria e poética do palhaço.
Ator, palhaço e professor de teatro, Rodrigo Costa é também bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Na arte da palhaçaria, Costa apresenta espetáculos solos como Seu Bonanza, Seu Bonanza em Jogo do Amor e Seu Bonanza em Bernardo – O Apanhador de Desperdícios, além de integrar o elenco de Festivais e Mostras de Teatro e Circo. Rodrigo Costa também atua como arte-educador na região de Tatuí e integrante da Nossa Trupe Teatral, na qual dá continuidade ao seu trabalho de pesquisa sobre a linguagem do palhaço e colabora na produção de espetáculos e mostras teatrais na cidade.
- Período do curso: 23 de maio a 4 de julho de 2025
- Aulas presenciais: às sextas-feiras, das 14h às 18h (exceto 20 de junho)
- Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí (Rua Onze de Agosto, 620, Centro, Tatuí-SP)
- Carga horária: 24h
- Total de Participantes: 20
- Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos(as), performers, artistas e pesquisadores(as) do corpo, interessados em palhaçaria, dentre outros
- Pré-requisitos: Interessados(as) em geral que tenham concluído alguma formação nas áreas cênicas ou afins
- Critério de seleção: Currículo artístico e carta de interesse
- Prazo de inscrição: Até 6 de maio de 2025
- Ficha de inscrição:
As inscrições podem ser feitas por meio do site do Conservatório de Tatuí, de forma gratuita.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br