24.9 C
Marília

Coreia do Norte desmonta resort que unia famílias separadas pela guerra

Leia também

A Coreia do Norte está desmontando uma instalação em seu resort Mount Kumgang usada para sediar reuniões entre famílias separadas após a Guerra da Coreia, informou a Coreia do Sul nesta quinta-feira (13), no mais recente sinal de tensões entre as duas Coreias.

O Ministério da Unificação de Seul, que lida com assuntos entre os dois países, pediu em uma declaração que a Coreia do Norte pare imediatamente a ação no local perto da fronteira.

A demolição da instalação é um “ato anti-humanitário que atropela os desejos de famílias separadas”, apontou o ministério, acrescentando que consideraria medidas legais sobre a ação e uma resposta conjunta com a comunidade internacional.

A Coreia do Norte vem intensificando sua retórica contra o vizinho do sul nos últimos anos, designando a Coreia do Sul como um “Estado hostil”.

Pyongyang também explodiu seções de estradas e linhas ferroviárias intercoreanas em seu lado da fronteira, duramente fortificada, no ano passado, o que levou os militares da Coreia do Sul a disparar tiros de advertência na época.

Em 2023, o governo note-coreano descartou um acordo militar de 2018 projetado para conter o risco de confrontos inadvertidos entre dois países que permanecem tecnicamente em guerra, levando o Sul a tomar uma medida semelhante.

No entanto, houve sinais recentes de que a Coreia do Norte pode estar preparada para reabrir para alguns visitantes estrangeiros pela primeira vez em mais de cinco anos desde o fechamento de suas fronteiras para o turismo devido à pandemia de Covid-19.

A Koryo Tours, sediada em Pequim, declarou nesta quinta-feira (13) que os passeios para a Coreia do Norte estavam “oficialmente de volta”, com alguns de seus funcionários autorizados a entrar na área de Rason, no que esperava marcar o relançamento do turismo.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias