25.9 C
Marília

Cresce clamor pela libertação de Hendryll e Lucas, presos por se oporem à venda da Sabesp

Leia também

Estudantes da Unifesp foram detidos por se manifestarem contra o projeto de privatização da Sabesp
9 de dezembro de 2023, 10:49 h

Ato contra privatizações na Alesp (Foto: Alesp)

Rede Brasil Atual – Estudantes, parlamentares, trabalhadores e outras lideranças aumentam a pressão sobre o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), após a prisão dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Hendryll Luiz e Lucas Carvente. Nas redes sociais e diante do Centro de Detenção Provisória 2 de Guarulhos, na Região Metropolitana, na tarde desta sexta-feira (8), todos pedem a libertação de ambos, mantidos em prisão provisória após audiência de custódia nesta quinta-feira (7), no Fórum da Barra Funda, na capital.

Eles foram detidos na Assembleia Legislativa Paulista, na última quarta-feira (6), por se manifestarem contra a aprovação do projeto de lei de autoria do governo que autoriza a privatização da Sabesp. A proposta de autoria do governo, aprovada a toque de caixa, foi sancionada na tarde de hoje (8), após menos de 48 horas.

Hendryll Luiz, 22 anos, morador de São Bernardo, é estudante de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Lucas Carvente, de 26 anos, mestrando em ciências sociais na Unifesp, é professor na Escola Estadual Beatriz Lopes, na Zona Sul de São Paulo, e atua na base do sindicato dos professores da rede estadual (Apeoesp).

Junto com eles foram detidos a presidenta da Unidade Popular (UP), Vivian Mendes, e Ricardo Senese, militante do MLC, que foram liberados após pagar fiança de um salário mínimo cada um. No entanto, todos ainda responderão a processo judicial.

A Polícia Militar os acusa de associação criminosa e resistência à prisão. A primeira delas, segundo a defesa, justamente para dificultar a liberação, seja na delegacia, seja no Fórum de Justiça. Lucas e Hendryll também são acusados de agressão, argumento usado pela PM e pela juíza para manter a prisão.

Faço meu apelo à Justiça para que os 2 manifestantes detidos, na votação do PL da @sabesp, na @AssembleiaSP possam responder em liberdade às acusações. Não faz sentido manter presos Hendryll de Brito Silva e Lucas Carvente que, como qualquer cidadão, têm o direito de protestar. pic.twitter.com/WKPccuShCO

— Eduardo Suplicy (@esuplicy) December 8, 2023

✊🏿📢 ATO PELA LIBERDADE DE LUCAS E HENDRYLL E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA!

Nesta sexta-feira, a Unidade Popular, apoiadores e movimentos sociais se reuniram em frente ao CDP II de Guarulhos.#LIBERDADELUCASEHENDRYLL pic.twitter.com/5045CekQU1

— Unidade Popular (@UP80BR) December 8, 2023

Agora há pouco, um ato em frente ao Centro de Detenção Provisória 2 de Guarulhos (SP) cobrou a liberdade dos militantes Lucas Carvente e Hendryll Luiz, integrantes da UP. Ambos foram detidos na quarta, na Alesp, durante protesto contra a privatização da Sabesp👇🏿📷@jornalaverdade_ pic.twitter.com/gzhVY6vV7H

— Ponte Jornalismo (@pontejornalismo) December 8, 2023

Hendryll e Lucas, alunos da Unifesp, foram detidos na última quarta injustamente durante a votação da privatização da SABESP na ALESP. Hoje serão realizados dois atos pela liberdade dos estudantes, que lutam contra a tentativa de Tarcísio de privatizar a SABESP.

PELA LIBERDADE… pic.twitter.com/o3rPZ5WAkP

— UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES 🎓✊🏿 (@uneoficial) December 8, 2023

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias