A Assembleia Nacional da Nicarágua informou que recebeu na terça-feira (19) uma iniciativa de reforma parcial à Constituição da República, enviada pelo presidente Daniel Ortega, segundo um comunicado.
O presidente da Assembleia Nacional, Gustavo Porras, disse que foi formada uma Comissão Especial de Caráter Constitucional, que será responsável pelo estudo, consulta e parecer da iniciativa, que, segundo ele, “consolida o que já avançamos e abre as portas para continuar avançando em um processo revolucionário”. O comunicado de imprensa não detalha quais mudanças Ortega propõe.
“Esta iniciativa contém, de acordo com o que investigamos, a modernização e atualização da Constituição para os novos tempos”, afirmou Porras em outro comunicado enviado na quarta-feira (20) pela Assembleia Nacional.
Porras detalhou que a Comissão começará a trabalhar na quarta-feira para elaborar um parecer que poderia ser aprovado na primeira legislatura da Assembleia, na sexta-feira (22).
A CNN solicitou à Assembleia Nacional da Nicarágua uma cópia da proposta enviada pelo Executivo para seu debate, mas até a quarta-feira não havia recebido resposta.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br