20.2 C
Marília

Defesa Civil monta gabinete de crise e alerta para fortes chuvas em SP

Leia também

O governo de São Paulo anunciou neste sábado (25) que manterá o gabinete de crise montado pela Defesa Civil até terça-feira (28) para garantir resposta rápida às emergências causadas pelas fortes chuvas.

O gabinete anunciou que coordenará ações para eventos climáticos e contará com representantes de empresas de serviços públicos, concessionárias de água e energia para uma resposta eficaz.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) também emitiu um boletim especial sobre as condições climáticas, que serão causadas pela passagem de uma frente fria com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento a partir de domingo (26).

Os volumes de chuva esperados variam de acordo com a região. Os principais destaque são a capital, a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira, o Litoral Norte, Campinas e Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Região de Itapeva, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara. Essas regiões são as que podem registrar chuva de forte intensidade, com acumulados altos.

Já nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto, a previsão é de chuva de intensidade moderada. Entretanto, assim como nas regiões de chuva com forte intensidade, os acumulados também podem ser altos.

Cuidados a serem tomados

A Defesa Civil orienta evitar áreas de alagamento e não atravessar vias inundadas, mesmo com veículos mais seguros, como carros. Ficar atento a sinais de deslizamentos, como inclinação de postes, árvores ou rachaduras em terrenos e paredes também são recomendações passadas pelo órgão.

Já durante ventos fortes, é recomendado manter distância de árvores, postes e estruturas frágeis. Desconectar os aparelhos eletrônicos da tomada também é um cuidado que pode evitar acidentes.

Por último, a Defesa Civil pede que a população mantenha-se informada e acompanhe os alertas meteorológicos por fontes confiáveis. Além disso, informa que utilizará mais uma vez o sistema de avisos de alerta Cell Broadcast, quando preciso.

A primeira vez ocorreu nesta sexta-feira (24), quando a capital paulista sofreu com enxurradas. Neste dia, um artista plástico morreu após o “Beco do Batman”, ponto turístico da capital paulista, inundar devido às fortes chuvas.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias