19.3 C
Marília

Desinformação em conflitos: ativista ucraniana Margo Gontar participa de evento da FGV ECMI sobre fake news em cenário de guerra

Leia também

da assessoria de imprensa

Fotos manipuladas, posts com informações falsas, “notícias” repletas de fake news. A desinformação é um desafio para toda a sociedade, mas em realidades permeadas por conflitos bélicos, ela pode ter um papel ainda mais devastador, aprofundando tensões, divisões e incitando violência. E é nas redes sociais onde acontece a maior parte deste tipo de divulgação.

A Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) promove o evento “Desinformação, fake news e ativismo digital em conflitos: o caso da Ucrânia” no próximo dia 21/11, às 14h, para debater o tema. A ativista, jornalista e pesquisadora ucraniana Margo Gontar é uma das participantes da mesa, que conta também com Yasmin Curzi, professora da FGV Direito Rio, a pesquisadora Sabrina Almeida, da FGV ECMI e mediação da jornalista Lilian Ribeiro, da TV Globo.

Como a desinformação influencia o conflito no país europeu, a falta de mecanismos rigorosos de verificação de fatos no mundo digital e o papel dos veículos de comunicação nesse cenário são alguns dos assuntos que serão abordados. O evento será no auditório da FGV, na Praia de Botafogo, 190, 12º andar, com tradução simultânea e transmissão online.

Margo Gontar

Margo Gontar é uma jornalista ucraniana com mais de 15 anos de experiência em mídia e mais de 50 mil de audiência nas redes sociais, onde compartilha notícias sobre a Ucrânia e a invasão russa.

Margo trabalhou e contribuiu para vários meios de comunicação ucranianos e internacionais, incluindo a Voice of America em Washington, D.C. Ela foi cofundadora do projeto pioneiro da Ucrânia StopFake que combate a desinformação russa e notícias falsas e lançou o projeto 7,62 – um esforço de monitoramento OSINT, que seguiu a movimentação das forças militares russas com o objetivo de informar ao pública onde as tropas se encontravam.

Agora Margo está focada em manter a atenção do mundo na invasão que a Rússia lançou contra a Ucrânia e em pesquisar as ferramentas que utiliza, incluindo a desinformação e as redes sociais.

Serviço:

Evento: Desinformação, Fake News e o papel dos veículos de comunicação

Data: 21 de novembro de 2023

Horário: 14h

Local: auditório da FGV – Praia de Botafogo, 190

Link de inscrição: Link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias