Pelo menos 27 pessoas morreram após inundações repentinas e deslizamentos de terra atingirem vários locais na província de Sumatra do Norte, na Indonésia, disse uma autoridade nesta quinta-feira (28). Equipes de resgate fazem buscas na região.
Chuvas torrenciais na província desde a semana passada causaram inundações repentinas e deslizamentos de terra em quatro distritos diferentes, disse a agência de desastres da Indonésia.
Um deslizamento de terra em uma vila em Deli Serdang na quarta-feira (27) matou sete e feriu 20 pessoas, disse Hadi Wahyudi, porta-voz da polícia de Sumatra do Norte, à Reuters.
Equipes de resgate estavam procurando por desaparecidos, incluindo pessoas presas em um ônibus e outros veículos em uma estrada atingida por um deslizamento de terra, ele afirmou. Wahyudi acrescentou que não poderia dar uma estimativa do número de pessoas afetadas.
Em outros lugares, equipes de resgate encontraram 20 pessoas mortas durante uma busca que começou no fim de semana. As autoridades continuam procurando por dois desaparecidos.
“Hoje, estamos concentrando nossa busca para encontrar pessoas desaparecidas e limpar as estradas afetadas pelos deslizamentos de terra”, disse Hadi, acrescentando que escavadeiras foram mobilizadas.
Os deslizamentos de terra e as inundações repentinas danificaram casas, mesquitas e campos de arroz.
As fortes chuvas também provocaram inundações na capital provincial de Medan, forçando um atraso nas votações para uma eleição regional em algumas seções eleitorais.
O clima extremo é esperado na Indonésia no final de 2024, pois o fenômeno La Niña aumenta as chuvas em todo o arquipélago tropical, alertou a agência meteorológica do país.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br