23.5 C
Marília

Detran-SP quer ouvir jovens para a construção de um trânsito mais seguro

Leia também

O Detran-SP, em parceria com o Unicef e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, lançou uma página interativa em seu portal para engajar jovens entre 15 e 24 anos na construção de um trânsito mais seguro. A iniciativa busca coletar experiências, opiniões e desafios enfrentados por esse público, além de disseminar informações sobre segurança viária.

A página traz uma consulta online, com um questionário acessível, permitindo que jovens de todas as regiões do estado compartilhem suas vivências e percepções sobre o trânsito. As informações coletadas vão embasar ações e políticas voltadas à proteção da vida e segurança dos jovens nas ruas e rodovias de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Fiscalização do Detran-SP a autoescolas, clínicas, vistoria, desmontes e credenciados cresce mais de 500% em 2025

O Impacto do Trânsito na Juventude

No estado de São Paulo, mais de 5 mil pessoas perdem a vida todos os anos em sinistros de trânsito. Dessas, 20% têm entre 15 e 24 anos, o que equivale a uma morte a cada 8 horas de jovens nessa faixa etária. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o trânsito é a principal causa de morte de crianças e jovens de 5 a 29 anos em todo o mundo. O Detran-SP busca mudar essa realidade colocando os jovens no centro das discussões para garantir que suas vozes sejam consideradas no desenvolvimento de políticas públicas para salvar vidas no trânsito.

“A plataforma interativa permite que os jovens compartilhem experiências e opiniões, por meio de uma consulta online, para que possamos entender melhor os desafios que enfrentam no trânsito e garantir que suas vozes influenciem o desenvolvimento de políticas de segurança viária mais eficazes”, explica Roberta Mantovani, Diretora de Segurança Viária do Detran-SP.

Oficinas presenciais

Em paralelo, oficinas presenciais foram realizadas em cidades paulistas onde a mortalidade de jovens é mais acentuada. Entre novembro e dezembro de 2024, as cidades de Santo André, Campinas, São Carlos e Mogi Mirim receberam atividades que trouxeram contribuições importantes para subsidiar as ações de segurança viária no estado. Por meio de dinâmicas participativas e interativas, foi possível captar hábitos, percepções e propostas concretas diretamente relacionadas ao tema. 

Os encontros permitiram a troca de experiências entre participantes de diferentes realidades e reforçaram a importância da colaboração civil na construção de um trânsito mais seguro. “As oficinas foram organizadas para incentivar a troca de experiências e estimular a participação ativa dos jovens. Aplicamos dinâmicas que valorizam o conhecimento prévio de cada um e promovem reflexões sobre segurança viária”, destaca Rafaella Basile, coordenadora de Mobilidade e Ruas Seguras da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

Como participar

A consulta online já está disponível no portal do Detran-SP e permanecerá aberta até 31 de maio, quando se encerra a campanha do Maio Amarelo. Jovens entre 15 e 24 anos de todo o estado podem acessar a página e contribuir com suas experiências e sugestões. A iniciativa visa fortalecer as políticas de segurança viária e proteger aqueles que mais perdem a vida no trânsito.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias