27.9 C
Marília

Dia Nacional do Café: programa SP Produz reconhece e impulsiona crescimento de Cadeia Produtiva em Caconde

Leia também

No Dia Nacional do Café, celebrado neste sábado, 24 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo reforça a importância econômica da segunda bebida mais consumida do país, atrás apenas da água. Além disso, a pasta destaca os avanços da Cadeia Produtiva Local (CPL) do Café de Caconde, na região de Campinas, que foi reconhecida como CPL Consolidada pelo SP Produz, programa da pasta.

Leia também: Rotas do Café: conheça as atrações turísticas do café em São Paulo

“O SP Produz trouxe credibilidade para o nosso trabalho, inclusive diante de outros órgãos e entidades públicas. Parabenizo o programa pela transparência, comprometimento e profissionalismo. É uma política pública que fortaleceu o campo e evitou o êxodo rural”, afirma Ademar, presidente do Sindicato Rural de Caconde, entidade gestora da CPL.

Com os recursos recebidos pelo edital de fomento do SP Produz, a CPL investiu na aquisição de novos maquinários para o uso coletivo dos agricultores. Os equipamentos comprados foram dois drones para pulverização, um caminhão de rebenefício e uma máquina acoplável ao trator que aumenta a produtividade. “Esses equipamentos estão sendo compartilhados entre os produtores, o que fortalece o cooperativismo e torna a produção mais eficiente e sustentável. Uma das máquinas aumentou a produtividade de grãos em 20%”, explica.

Baseada majoritariamente na agricultura familiar, a cafeicultura do município reúne cerca de 2,4 mil pequenas propriedades e movimenta a economia local com a geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Segundo informações do Sindicato Rural de Caconde, quase metade dos 17 mil habitantes do município reside na zona rural, devido à importância da agricultura para a economia local.

Novo edital

O SP Produz está com novo edital de reconhecimento para CPLs do estado de São Paulo que desejam participar do programa, com inscrições abertas até o dia 13 de junho. Independentemente do setor de atuação, as cadeias produtivas locais que desejam concorrer precisam:

  • Ser representadas por entidade gestora: pessoa jurídica pública ou privada, sem fins lucrativos e integrante da CPL;
  • Ou ter agente representante: pessoa jurídica pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) há pelo menos dois anos e integrante da CPL.

Cada CPL reconhecida recebe apoio técnico para aprimorar e fortalecer suas atividades. As cadeias podem ser classificadas em até quatro níveis e, dependendo do grau de maturidade alcançado, têm a possibilidade de participar de editais e obter recursos para seus projetos de desenvolvimento.

Para CPLs que desejam participar, o local de inscrição, bem como mais informações sobre os processos e etapas de avaliação, ficam disponíveis no site do programa, a partir da data de publicação do edital.

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias