Celebrado em 19 de setembro, o teatro é uma das mais antigas manifestações artísticas da Humanidade
O Dia Nacional do Teatro é celebrado em 19 de setembro com o objetivo de homenagear os profissionais das artes cênicas do Brasil e incentivar a prática da arte que possui inúmeros benefícios culturais, sociais e educacionais. A psicóloga, atriz e escritora Luana Menezes destaca que o teatro favorece o surgimento ou aprimoramento de diversas habilidades já quando praticado ainda na infância, como a comunicação e habilidade social, que vão refletir na fase adulta, já que esses requisitos são exigidos no mercado de trabalho.
“Estimula a memória, atenção, criatividade, concentração e ampliação da cultura. Tudo isso favorece a autoestima das crianças, maior repertório de conversa e desinibição, favorecendo a segurança mediante a apresentações para o público”, explica a especialista em psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para ela é fundamental que os pais e responsáveis levem os filhos para assistirem espetáculos teatrais como forma de oferecer acesso à cultura, aquisição de novos conhecimentos e possibilidade de inspiração para praticarem este tipo de arte.
“É importante estimular desde cedo. Existem peças até para bebês, que vão trabalhar os estímulos sensoriais com objetos e músicas. É preciso oferecer opções diversas para a criança também poder exercitar o seu papel de escolha, sempre analisando as temáticas das peças de acordo com a faixa etária permitida”, diz Luana Menezes.
A autora do livro infantil “Eu Só Quero Brincar” também indica que as escolas ofereçam aulas de teatro. Segundo ela, o mais importante não é profissionalizar o(a) aluno(a), mas promover o desenvolvimento de habilidades sociais, como a oratória, a segurança para falar em público, fortalecendo a autoestima e prepará-lo(a) para a vida em sociedade, inclusive em entrevistas de emprego e no trabalho.
“Praticar aulas de teatro é importante para que desde cedo as crianças possam trabalhar a interação, a criação, imaginação, memória e expandir sua cultura”, conclui Luana Menezes.
Luana Menezes
Graduada pela IBMR, é membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Especialista em psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes pela UFRJ, especialista em Arteterapia em Educação e Saúde pela Cândido Mendes e Orientação profissional e Coaching de Carreiras pelo grupo Orientando, autora do livro infantil “Eu Só Quero Brincar” e coautora do livro “Disciplina e Afeto – Como criar filhos emocionalmente fortes e preparados para o mundo”.
Instagram: https://instagram.com/luanamenezespsi?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Assessoria de imprensa
Natália Trotte