Novak Djokovic ficou seriamente abalado no início pelo inspirado adolescente norte-americano Nishesh Basavareddy, mas se recuperou e venceu por 4-6, 6-3, 6-4 e 6-2 nesta segunda-feira (13), o que manteve viva a tentativa de conquistar seu 11º título do Austrália Open até a segunda rodada.
Basavareddy, que estreou no Grand Slam, fez Djokovic parecer ter todos os seus 37 anos enquanto ele avançava pela Rod Laver Arena misturando winners limpos com alguns drop shots habilidosos.
O jogador de 19 anos levantou a torcida quando quebrou o saque para 4-3 no primeiro set com uma devolução de backhand forte, novamente quando lutou contra dois break points para segurar o placar em 5-3, e uma terceira vez quando Djokovic acertou um backhand na rede para abrir o placar.
O ataque continuou no segundo set, enquanto Djokovic tentava se reafirmar e foi somente no oitavo game que o ex-número um do mundo conseguiu converter seu primeiro break point da partida.
Djokovic soltou um grande rugido quando Basavareddy errou o forehand, o que lhe deu a vantagem e sacou para empatar a disputa enquanto o jovem americano começou a ter câimbras.
O sétimo cabeça de chave quebrou novamente para abrir o terceiro set e, embora Basavareddy tenha mostrado lampejos de tacadas que lhe deram a vitória no primeiro set, Djokovic estava agora de volta ao comando na quadra azul, onde conquistou 10 de seus 24 títulos de Grand Slam.
Outro grande rugido veio quando Djokovic selou o terceiro set e ele parou para conversar com o antigo adversário Andy Murray no camarote do técnico antes de quebrar o serviço de Basavareddy novamente no início do quarto set.
Basavareddy estava exausto, enquanto Djokovic reforçava seu domínio antes de garantir a vitória na primeira rodada do Australian Open.
“No final foi ótimo, mas ele foi o melhor jogador no primeiro set e meio e mereceu todos os aplausos que recebeu ao deixar a quadra. Esse tipo de partida é sempre complicado, jogar contra alguém que não tem nada a perder. Ele se saiu muito bem e tenho certeza de que o veremos muito no futuro”, disse Djokovic.
Djokovic enfrentará outro jovem, o português Jaime Faria, de 21 anos, na segunda rodada, em busca de mais um passo em direção ao 25º título.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br