32.3 C
Marília

Em Parintins, Sedel dá início às atividades do Pelci para 2025

Leia também

Programa atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em 9 núcleos do município

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), deu início às atividades do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) no município de Parintins (a 369 quilômetros distantes de Manaus). O evento foi realizado na noite de terça-feira (25/03), na Escola Estadual Tomaszinho Meireles – GM3, e contou com a presença de mais de 500 atletas.

“Por determinação do governador Wilson Lima, voltamos a Parintins para ativar as atividades do Pelci em 2025. Uma iniciativa que tira nossas crianças da vulnerabilidade social, transformando em atletas que podem alcançar o alto rendimento e em cidadãos de bem”, disse o gerente do Pelci, Éric Tinoco.

O Pelci chegou à Ilha Tupinambarana, em maio de 2024, lançado pelo governador Wilson Lima no Centro Cultural Bumbódromo, com a presença maciça da população. Em Parintins são atendidas crianças e adolescentes com idade de 7 a 17 anos, em modalidades como futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, jiu-jitsu, queimada, basquete, futevôlei, entre outros.

“Nosso núcleo aqui em Parintins começou com pé direito, somos campeões na categoria mirim. Agradeço ao Governo do Amazonas pelo compromisso na iniciação esportiva e de lazer com nossas crianças, assim dando a oportunidade de sair da marginalização, da criminalidade através do esporte”, declarou a professora Karla Marques, responsável pelo Núcleo Amigos do CBP.

Atleta do Projeto Estrelas do Residencial Parintins, Ana Vitória Ferreira, de 14 anos, reforça uma mudança de realidade. “A chegada do Pelci ao meu bairro foi muito importante, porque um pouco antes do seu lançamento as crianças jogavam nas ruas, descalças com bolas de papel amarradas em sacolas. Quando nosso professor implementou o programa, ficou muito melhor, nós aprendemos a tocar uma bola, a driblar, saber o objetivo do futebol que não é só uma brincadeira”, exaltou.

Em três anos de existência, o Pelci tem como principal objetivo fomentar o esporte de base e promover a inclusão social, a iniciativa já alcançou mais de 15 mil atletas em todo o estado do Amazonas. O programa proporciona aos atletas não apenas o desenvolvimento físico, mas também o estímulo à competitividade saudável, convivência coletiva e a descoberta do potencial individual em diversas modalidades esportivas.

Núcleos em Parintins

  1. Brasil Mato Grosso (futebol campo)
  2. Darllon Top Team (jiu-jitsu)
  3. Aqui Mora o Futevôlei (futevôlei)
  4. Amigos do CPB (vôlei, queimada, futsal e basquete)
  5. Amigos da Francesa (futebol campo)
  6. Brothers Jiu-Jitsu (jiu-jitsu)
  7. Ativa Vôlei Escolar (vôlei)
  8. GM (futsal, vôlei, handebol)
  9. ⁠Estrelas do Residencial Parintins (futebol de campo)


Fonte: www.agenciaamazonas.am.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias