O Partido dos Trabalhadores (PT) publicou um vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira (12) associando o esquema bilionário de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O governo do presidente Lula descobriu a fraude do INSS e trabalha para devolver o dinheiro que roubaram de aposentadorias e pensões”, afirma a narradora do vídeo.
“Quem congelou reajustes no INSS por quatro anos foi Bolsonaro. Quando foi instituída a fraude do INSS? Foi no governo Bolsonaro“, completa. Nesse ponto, o vídeo mostra uma imagem do ex-presidente com tarja “2020”, fazendo referência ao ano que o governo Bolsonaro chefiava o instituto.
A publicação feita pelo PT acontece após uma postagem similar feita pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que divulgou um vídeo atribuindo a culpa do esquema ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), cerca R$ 6 bilhões teriam sido descontados indevidamente por associações e sindicatos entre 2019 e 2024.
Veja a publicação do PT:
Como mostrou a CNN, a repercussão nas redes do esquema bilionário de fraudes no INSS superou as menções na internet relacionadas à crise do Pix e a saúde de Bolsonaro. Os dados são de uma pesquisa da Quaest, realizada entre 21 de abril e 7 de maio, que estimam um alcance médio diário de 818 mil pessoas com mensagens sobre o caso do INSS
Na outra ponta, na última quarta-feira (7), o ex-chefe do Executivo publicou no X (antigo Twitter) uma série de ações do seu governo que supostamente teriam sido feitas para “combater” as fraudes na instituição.
– COMBATE À FRAUDES NO INSS (MAIS EXEMPLOS) PROVA DE VIDA/ GESTÃO BOLSONARO:
– Durante o governo Jair Bolsonaro, foi assinada uma portaria que modernizou significativamente as regras da prova de vida do INSS. A principal mudança foi a substituição da exigência de comparecimento… pic.twitter.com/CKyFbv3j2P
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 7, 2025
Já no último sábado, Lula chegou a mencionar durante viagem na Rússia que as autoridades brasileiras irão investigar “se tinha alguém do governo passado envolvido” nas fraudes no INSS.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br