Emir Sader
Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros
Lula teve a falta de sorte de ter que viajar 13 dias de pau-de-arara até São Paulo.
Lula teve a sorte de ter sido o escolhido entre todos os seus irmãos para estudar, enquanto trabalhava como engraxate, entre outras atividades.
Lula teve a sorte de se tornar operário metalúrgico. Teve o azar de perder um dedo em um tantos acidentes de trabalho que os operários brasileiros sofreram.Teve a capacidade de se tornar um líder sindical e liderar a principal greve contra a ditadura militar.
Lula teve a coragem de liderar os trabalhadores brasileiros, ferindo de morte a ditadura militar no Brasil.
Lula teve o tino de fundar um partido dos trabalhadores. Teve a coragem de fazer com que, pela primeira vez, um trabalhador, um migrante nordestino, se candidatasse à presidência do Brasil.
Lula teve os méritos de ser eleito e reeleito. Teve a sorte de contar com uma conjuntura internacional favorável nos seus primeiros governos. Mas seu sucesso não se deveu a essa conjuntura, mas ao modelo econômico anti-neoliberal que ele teve, pela compreensão do que era o neoliberalismo e como fazer para derrotá-lo.
Lula é um homem de sorte, por ter tido a compreensão dos nortes da luta no Brasil. Por se tornar no líder maior dessa luta.
Lula se tornou o mais importante personagem da história política brasileira e, hoje, o mais importante líder político do mundo no século XX. Teve a capacidade de se tornar o Lula, como ele é hoje, no Brasil e no mundo.