30.9 C
Marília

Entenda como funciona o relógio de pulso mecânico mais complexo do mundo

Leia também

Ele rastreia a posição do sol no céu. Soa com o som de martelos batendo em quatro gongos em miniatura. Até mesmo informa ao usuário quando certas estrelas serão visíveis da Terra.

O mais recente relógio da fabricante suíça Vacheron Constantin não é apenas repleto de recursos inovadores — é, oficialmente, o relógio de pulso mecânico mais complicado já produzido.

Na relojoaria, uma “complicação” refere-se a qualquer função que vai além da marcação padrão do tempo, como um calendário gregoriano ou mostrador das fases da lua. E o novo Les Cabinotiers Solaria Ultra Grand Complication da Vacheron Constantin contém um número recorde de 41 complicações.

O design único, que foi apresentado na feira Watches and Wonders na Suíça na terça-feira (1º), é composto por 1.521 componentes separados. A relojoaria está buscando proteger sua nova criação através de 13 pedidos de patente, sete dos quais relacionados ao mecanismo sonoro.

Visto pela CNN durante uma prévia da feira, o relógio apresenta três diferentes medidas de tempo: um dia convencional de 24 horas, o tempo sideral (o tempo que a Terra leva para girar em seu eixo, que é cerca de quatro minutos mais curto que um dia do calendário) e o dia solar (que é ajustado para a órbita elíptica da Terra).

Entre as dezenas de outras complicações estão funções astronômicas que rastreiam a posição do sol, altura, trajetória e ângulo em relação ao equador terrestre. Um mostrador giratório apresentando as 13 constelações do zodíaco pode, enquanto isso, ser ajustado para mostrar quando essas estrelas estarão visíveis no céu novamente.

A relojoaria disse que seu relógio de pulso recordista levou oito anos para ser feito, descrevendo-o como uma “obra-prima da inovação”. A caixa do modelo único é feita de ouro branco 18 quilates e contém mais de 200 joias, incluindo vários discos de safira.

Fundada em 1755 e agora pertencente ao conglomerado de luxo Richemont, a Vacheron Constantin também detém o recorde do relógio de bolso mais complicado. O Berkley Grand Complication da marca, revelado no ano passado, apresenta 63 complicações, incluindo um calendário perpétuo chinês que exibe o complexo ciclo lunissolar.

Mas enquanto isso representa 22 complicações a mais do que as apresentadas por sua última criação, os relógios de bolso podem ser consideravelmente maiores que os relógios de pulso. Com 45 milímetros (1,8 polegadas), a caixa do novo Solaria Ultra Grand Complication tem menos da metade do diâmetro do Berkley.

Como tal, o desafio do design também foi sobre ajustar as funções do relógio em uma caixa pequena o suficiente para ser confortavelmente usada no pulso, segundo o diretor de estilo e patrimônio da Vacheron Constantin, Christian Selmoni.

Em um comunicado à imprensa descrevendo o relógio de pulso como uma “proeza de miniaturização”, Selmoni disse que os especialistas da marca organizaram os pequenos componentes da “maneira mais lógica e compacta possível”.

“O principal objetivo era reunir todas as principais complicações, cronometragem, calendário, cronógrafo e sonorização, em uma única base e concentrar as funções astronômicas em uma placa adicional”, ele é citado dizendo. “Graças a esta construção, foi possível criar um relógio de pulso com proporções harmoniosas”.

Relógio da Huawei mede pressão arterial por 24 horas; conheça

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias