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Marília

Entenda como o BBB impulsiona a fama das pessoas

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Janeiro chegou e trouxe consigo mais uma temporada do Big Brother Brasil. A 23ª edição do BBB mal começou e já é possível perceber o impacto cultural que ele tem nacionalmente.

Milhares de fãs se mobilizam para acompanhar o programa, votar nos seus participantes menos preferidos, dar sugestões para as dinâmicas da casa e comentar, movimentando muito as redes sociais, a respeito do que acontece lá dentro.

O reality show já lançou diversos nomes conhecidos no mercado e ajudou a dar impulso na carreira de outros tantos que já eram famosos. É uma vitrine perfeita para os participantes, mas também para os patrocinadores.

Uma fabricante de pressostatos que consiga um espaço no programa tem a possibilidade de conversar com uma massa consumidora que movimenta a economia do país.

A maior cota de publicidade do programa chegou a custar mais de R$ 100 milhões. Um investimento desses só nos mostra o alcance e o potencial do programa.

A estrutura montada para o reality surpreende a cada ano. Pouco é divulgado sobre o que acontece atrás das câmeras, mas sabe-se que o programa movimenta uma equipe com profissionais capacitados com curso primeiros socorros, seguranças, entre outros.

Como o programa surgiu?

O reality show foi criado pelo holandês Johannes Hendrikus Hubert de Mol Jr e veiculado pela primeira vez no canal Veronica TV, da Holanda. Johannes é também o criador de outros programas de grande sucesso, como The Voice e o saudoso Troca ou Não Troca.

Sua estreia foi em 16 de setembro de 1999 e o sucesso foi tão grande que logo o programa foi adotado por outros 19 países. Sua estreia no Brasil foi em 2002, quando o público conheceu a casa equipada com piscina, quartos decorados e ar-condicionado industrial.

O nome é uma referência ao personagem do livro “1984”, do escritor britânico George Orwell. Na obra, o Big Brother, ou seja, o Grande Irmão, é o líder de um regime totalitário da Oceania que controla todos os aspectos da vida dos cidadãos.

O personagem é representado por um grande olho, pois o irmão a tudo vê, bem parecido com as câmeras espalhadas pela casa do reality show.

O Big Brother Brasil mudou a vida dos participantes

Apesar de toda a controvérsia e polêmica a respeito do programa, não é possível negar que a vitrine da casa mais vigiada do Brasil tem o poder de mudar a vida de quem participa do reality.

Falas problemáticas, pautas sociais, comportamentos que podem virar meme e tendências de moda são alguns dos atalhos que os participantes podem adotar para chegar ao estrelato.

O programa proporciona a oportunidade de criar uma narrativa favorável a quem souber usá-la, seja através de conflitos entre os participantes, de provas que os obrigam a realizar tarefas adequadas a talhas manuais ou espaço para contar a história de suas vidas.

Na edição de 2021, a participante Juliette fez esse papel muito bem, sendo imitada na temporada seguinte pelo ator e cantor Arthur Aguiar.

A advogada e maquiadora nordestina, desconhecida do público, soube trabalhar a história de sua região e sensibilizar o público ao ficar sempre do lado mais fraco da corda em conflitos dentro da casa, o que rendeu a ela o prêmio máximo do reality.

Já o então ator Arthur Aguiar, assessorado e auxiliado pela esposa, a também ex-BBB Mayra Cardi, aproveitou-se das polêmicas da sua vida pessoal para realizar o mesmo feito da vencedora do ano anterior.

O programa, que é um grande laboratório de marketing, prova o quanto é possível manipular a percepção do público com uma narrativa bem montada.

Personagens carismáticos que caem nas graças da audiência conseguem o feito de prolongar sua fama e construir carreiras milionárias após a sua participação no programa.

O impacto das redes sociais

As primeiras edições do Big Brother Brasil não tiveram o mesmo impacto cultural que as que as versões mais recentes têm. Ainda assim, sendo exibido pela maior rede de televisão aberta do país, elas já tinham a capacidade de lançar tendências.

Com a popularização das redes sociais e o alcance da internet, o poder do programa aumentou muito. Mesmo antes da edição começar, a quantidade de seguidores dos participantes anunciados cresce exponencialmente.

Estratégias de marketing já consideram a estreia de programas como o Big Brother Brasil em seus cronogramas. Empresas como fabricantes de correia poly v lançam campanhas relacionadas ao programa e aos participantes e aproveitam da movimentação nas redes.

Os acontecimentos da casa estão constantemente entre os tópicos mais mencionados na internet durante seus três meses de exibição. Isso contribui para que os participantes sejam eternizados, pelo menos até a próxima edição, na mente dos telespectadores.

Em contrapartida, tudo que acontece de ruim dentro da casa também ganha proporções inimagináveis. O público fiel que leva os participantes à fama é o mesmo público exigente que pode destruir a carreira de alguém.

O temido cancelamento

Cada vez mais condutas inapropriadas estão sendo alvo de interesse na internet. A definição de “inapropriado” dos internautas é pauta para discussões profundas que geram muitas reflexões e pouco consenso.

Entretanto, toda boa estratégia de marketing e posicionamento online leva em consideração a opinião desse público difícil de agradar. Do contrário, é certo que a pessoa ou empresa enfrentará o temido cancelamento, espécie de boicote realizado pelo público.

Foi o caso da rapper Karol Conká, participante da 21º edição do programa.

A rapper teve passagem conturbada pelo reality, onde foi acusada de violência psicológica e assédio moral com outros moradores da casa que causaram sua eliminação com 99,17% dos votos, a maior rejeição da história do BBB.

Ela teve uma perda de aproximadamente 400 mil seguidores em suas redes sociais, uma queda tão acentuada quanto a profundidade de instalação de uma bomba submersa.

Karol precisou de uma bela estratégia de marketing e uma assessoria de imagem poderosa para recuperar um pouco de estima do público. A rapper contou com a sua fama prévia para contornar essa situação.

Tendências lançadas na casa

O impacto cultural do programa não pode ser ignorado. Muitos dos comportamentos, ideias e expressões que aparecem no reality ganham adesão fora da casa. As tendências de moda são facilmente observadas, principalmente no público mais jovem.

Algumas peças que ganharam notoriedade no programa foram:

  • Brinco de penas da Sabrina Sato, no BBB 3;
  • Flor de plástico da Íris Stefanelli, do BBB 7;
  • Bandanas da Antonella, do BBB 4 e outras no 21;
  • Tie-dye da Manu Gavassi, do BBB 20;
  • Batom vermelho de uma das patrocinadoras do BBB 21.

A lista é imensa e justifica as cotas altíssimas de publicidade pagas pelos patrocinadores. Com o poder publicitário que tem, o Big Brother poderia vender até assento para empilhadeira para donas de casa.

Relembre quem participou e fez sucesso

Muitos competidores aproveitaram da repercussão do programa para alavancar suas carreiras. Trabalhos na televisão como modelos ou rostos de marcas famosas são comuns, mas há quem supere esse patamar.

Grazi Massafera

Participante da quinta edição do programa, Grazi Massafera não levou o prêmio, mas conquistou o público e os produtores da rede Globo.

Grazi atua em novelas do canal há quase 20 anos e o impacto de sua carreira foi sentido como um compressor bitzer. É considerada até hoje uma das participantes mais bem sucedidas do Big Brother.

Sabrina Sato

Já conhecida da emissora, Sabrina foi convidada para participar do Big Brother Brasil 3 depois de 1 ano como dançarina no programa do Faustão.

A participante foi tão bem acolhida pelo público que garantiu vaga por mais de uma década no programa Pânico, da RedeTV!

Com mais de 8 anos como apresentadora na rede Record, Sabrina agora faz parte do catálogo de celebridades da TV Globo.

Juliana Alves

Assim como Sabrina, Juliana participou da terceira edição do programa após ter sido dançarina do programa do Faustão.

Durando apenas 5 semanas no reality show, Juliana conquistou papéis pequenos em novelas como “Chocolate com Pimenta”, da mesma emissora, e escalou sua carreira, ativa até hoje.

Gil do Vigor

Participante do BBB 21 e aliado de Juliette, o economista pernambucano Gil do Vigor e sua personalidade carismática ganharam ainda mais notoriedade do que a vencedora.

Por seu apelido, Gil fechou campanhas publicitárias com a marca de produtos alimentícios Vigor. Hoje tem espaço garantido no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, onde fala sobre economia de forma descontraída.

Jean Wyllys

O vencedor da quinta edição do Big Brother, Jean Wyllys, aproveitou a repercussão de forma menos tradicional.

O jornalista, linguista e teórico da comunicação seguiu carreira na política, atuando na defesa dos direitos humanos e dando voz às causas negras e LGBTQIA+.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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