19.9 C
Marília

Enviar um cartão postal mensal pode ajudá-lo a praticar a gratidão

Leia também

Se você me perguntasse o que faz meu coração acelerar, eu imediatamente diria palavras de afirmação. Poucas coisas me trazem mais alegria do que ouvir ou ler expressões sinceras de carinho de outras pessoas.

Compartilhar palavras gentis também é uma das maneiras de demonstrar amor às pessoas ao meu redor, mas muitas vezes sinto que no final do ano não expressei minha admiração pelos outros o suficiente.

Embora seja maravilhoso transmitir afeição pessoalmente, nem sempre é uma opção para mim, pois moro longe de muitos dos meus familiares e amigos. No entanto, escrever seus sentimentos oferece uma vantagem única — dá ao destinatário um lembrete tangível e duradouro que ele pode revisitar quando não estiver em sua presença.

Pessoalmente, valorizo a ideia de manter um sentimento físico que me conecte a alguém especial em minha vida. É por isso que decidi começar uma nova tradição este ano: escrever um cartão postal a cada mês para alguém especial em minha vida.

Não vai ter relação com o aniversário ou feriados deles porque quero adicionar um elemento surpresa. Acho que cartões postais serão uma opção maravilhosa para mensagens de gratidão porque parecem menos assustadores do que escrever uma carta inteira.

E não é provável que você já tenha um estoque de cartões postais de viagens anteriores para os quais ainda não encontrou um propósito?

Os benefícios de praticar a gratidão

Incorporar a gratidão em sua rotina é importante porque as pessoas anseiam por reconhecimento, mas nem sempre podem fornecê-lo a si mesmas, de acordo com o Dr. Robert Emmons, professor emérito de psicologia na Universidade da Califórnia.

Embora nem todos transmitam gratidão da mesma forma, encontrar uma prática que pareça natural para você pode impactar positivamente sua vida e a vida das pessoas ao seu redor, disse Emmons.

Se você tem dificuldade em comunicar gratidão, escrever um cartão postal pode ser uma boa maneira de gentilmente sair da sua zona de conforto.

Emmons explicou que escrever cartas de gratidão pode ser mais desafiador do que expressar apreço pessoalmente, porque pode exigir que as pessoas elaborem seus sentimentos de vulnerabilidade e autorevelação em vez de usar declarações genéricas que não têm significado ou sentido.

“Uma prática mensal regular como [escrever um cartão postal] é benéfica, pois nos faz refletir sobre como somos apoiados e sustentados pela gentileza dos outros”, disse.

As pessoas podem ser mais expressivas com sua apreciação em cartões postais com frases como: “Sou muito grato por você ter me ajudado quando eu estava com problemas…” ou “Sou grato por você estar na minha vida”, de acordo com Emmons, que são mais significativas e descritivas do que o que normalmente pode ser usado em interações face a face.

Enviar gratidão por escrito também pode permitir que outros reflitam sobre sua própria jornada de gratidão, disse Emmons, porque a gratidão é aprendida e praticada com aqueles ao seu redor. Também é provável que muitas pessoas apreciem suas cartas e se lembrem de suas palavras gentis com frequência.

“A gratidão é o cimento moral, a cola para todos os fins, a massa emocional que se espreme nas rachaduras entre as pessoas, fortalecendo e solidificando esses relacionamentos”, disse Emmons.

Aumentando sua gratidão

Embora os cartões postais sejam uma ótima maneira de iniciar sua prática de gratidão este ano, se você e os destinatários não encontrarem alegria neste exercício, você pode tentar outras maneiras simples de expandir sua gratidão.

Em vez de ou além dos cartões postais, Emmons recomenda que as pessoas que praticam a gratidão tentem escrever cartas para entes queridos para se aprofundar mais sobre como o destinatário causou um impacto em sua vida. Aumentar a frequência de envio de notas de gratidão é outra opção.

Tente se desafiar escrevendo uma carta semanalmente em vez de mensalmente para aumentar o número de pessoas que você pode alcançar e se conectar ao longo do ano. Para uma experiência mais íntima, considere entregar sua carta pessoalmente e ler suas palavras sinceras em voz alta para o destinatário, disse Emmons.

Lembre-se de que enviar um cartão postal ou carta é um presente, e você não deve esperar que o destinatário responda à sua mensagem, mesmo que você queira que ele o faça. Você pode estender um convite para alguém responder, desde que você diga que não há nenhuma suposição de nada em troca, disse Emmons.

Ele sugere uma declaração como “Eu adoraria saber o que você está fazendo e como você está desde a última vez que te vi” para encorajar mais comunicação de ida e volta.

Se você está querendo se juntar a mim na busca por mostrar mais apreço no ano novo, vasculhe sua casa ou vá até a loja para comprar alguns cartões postais antes de fazer um brainstorming sobre quem pode ser a primeira pessoa na sua lista a enviar um pouco mais de amor.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias