28.9 C
Marília

Especialistas questionam se cessar-fogo no Líbano pode ajudar a trazer paz a Gaza

Leia também

Um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah trouxe calma ao Líbano após semanas de ataques mortais e confrontos terrestres. Mas as chances de um acordo semelhante para Gaza parecem pequenas.

Durante grande parte do conflito, o antigo líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, que foi morto em um ataque israelense, prometeu que uma trégua com Israel só seria alcançada se um cessar-fogo fosse declarado em Gaza.

Apesar da promessa de Nasrallah, o Hezbollah e Israel agiram para implementar um acordo de cessar-fogo no Líbano, mesmo enquanto Gaza permanecia sem um.

As negociações para uma trégua em Gaza e a libertação de reféns israelenses estão em um impasse há meses, já que ambos os lados continuam rejeitando as exigências um do outro.

Apesar dos contratempos, o governo Biden sustentou que pode haver uma “nova oportunidade” após o acordo de trégua do Líbano para levar adiante um cessar-fogo e um acordo de reféns em Gaza.

“O Hamas está isolado. O Hamas está agora sob pressão, e todos os olhos vão se voltar para o Hamas. Há agora uma nova oportunidade e possibilidade de impulsionar um cessar-fogo e um acordo de reféns em Gaza”, disse o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan à CNN.

No entanto, o analista sênior para Palestina do Crisis Group, Tahani Mustafa, discordou.

“Não acho que um cessar-fogo no Líbano tenha mudado muito a dinâmica de um cessar-fogo em Gaza”, disse ela.

“Ainda temos os mesmos desafios, eles não mudaram, ambos os lados têm demandas mutuamente exclusivas e não há pressão sobre Israel para realmente recuar e começar a levar a negociação a sério”, acrescentou Mustafa.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias