21.2 C
Marília

EUA: Congresso é formalmente notificado sobre dissolução da USAID

Leia também

O Departamento de Estado dos Estados Unidos notificou formalmente o Congresso nesta sexta-feira (28) que está efetivamente dissolvendo a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional.

A reorganização será feita até 1º de julho, disse o Departamento de Estado. A USAID é uma agência multibilionária que combateu a pobreza e a fome ao redor do mundo.

O governo Trump acusou a USAID de administrar mal o dinheiro dos contribuintes e financiar programas no exterior que não são do interesse dos EUA.

Funcionários atuais e antigos da USAID e especialistas em ajuda argumentam que a agência, embora imperfeita, atende às necessidades humanitárias vitais e reforça a importância dos Estados Unidos no mundo.

Em suas primeiras semanas no cargo, o governo Trump se moveu para desmantelar a USAID e congelar quase toda a assistência estrangeira, aguardando uma revisão desses programas.

Desde então, milhares de funcionários da USAID foram demitidos ou colocados em licença e bilhões de dólares em contratos de ajuda foram cancelados. Menos de 900 funcionários da USAID permaneceram no trabalho até a semana passada, de acordo com outro aviso da agência ao Congresso.

O corte da agência gerou ações judiciais de grupos de ajuda e funcionários da USAID, alguns dos quais descreveram viagens de volta do exterior, pelas quais não foram reembolsados.

A USAID foi um dos principais alvos do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Elon Musk, que está cortando milhares de empregos e programas em todo o governo federal.

Em uma nota aos funcionários restantes da USAID obtida pela CNN, Jeremy Lewin, um agente de ligação do DOGE que é um alto funcionário da USAID, disse que a mudança “aumentaria significativamente a eficiência, a responsabilização, a uniformidade e o impacto estratégico na entrega de programas de assistência estrangeira – permitindo que nossa nação e o presidente falem com uma só voz em assuntos estrangeiros”.

“Praticamente todos os cargos não estatutários na USAID serão eliminados” como parte da reestruturação, disse Lewin, e os funcionários da USAID começarão a receber avisos de “redução de pessoal” nesta sexta-feira.

“Nos próximos três meses, trabalharemos em estreita colaboração com o Departamento de Estado para desenvolver suas capacidades para assumir a administração responsável da programação restante de ajuda estratégica e salvadora de vidas da USAID”, acrescentou Lewin.

Os programas da USAID que estão sendo autorizados a continuar sob o Departamento de Estado envolvem “assistência humanitária, funções de saúde global, investimento estratégico e programas limitados de segurança nacional”, de acordo com a notificação da USAID ao Congresso, obtida pela CNN.

O trabalho de desenvolvimento feito pelos escritórios regionais da USAID ao redor do mundo está definido para ser incorporado aos escritórios regionais correspondentes do Departamento de Estado, disse o aviso.

“Outras funções provavelmente duplicarão substancialmente as funções e capacidades existentes no Departamento e seriam eliminadas no plano de reestruturação”, acrescentou o aviso.

Houve resistência substancial ao fechamento da USAID por parte de altos funcionários da agência.

Um alto funcionário da USAID foi afastado após emitir um memorando contundente culpando indicados políticos de Trump pela incapacidade do governo dos EUA de conduzir trabalho humanitário vital.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias