Há 2 horas
Beneficiários viram de perto os apartamentos, que estão em fase final das obras
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
“A realização de um sonho”. Foi assim que a aposentada Ana Telma Araújo, 64 anos, definiu a visita ao apartamento onde vai morar com o marido, Edonildo Serrão, 60 anos, no Residencial Maués, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
Beneficiada pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), Ana Telma celebrou a mudança de vida: “O trabalho das equipes da UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais) superou as nossas expectativas – minhas e de meu esposo – de que sairíamos para um lugar melhor. Só tenho a agradecer a Deus, à equipe da UGPE e, claro, ao governador Wilson Lima”, completou.
O casal integrou o grupo de 20 famílias das comunidades Manaus 2000, no Japiim, zona sul, e da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste da capital, que, nesta quinta-feira (03/04), visitou as obras do habitacional. Esta é a segunda ida de futuros moradores ao local. Eles fazem parte da área de intervenção das obras do Prosamin+, executado pela UGPE, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).


Foto: Tiago Corrêa/UGPE
O grupo foi acompanhado pelo secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, e pelo diretor-presidente da Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab), Jivago Castro.
Durante a visita, os beneficiários conheceram a estrutura dos 72 apartamentos, receberam informações sobre o andamento das obras — que avançam em ritmo acelerado e estão na fase final — e visualizaram de perto como será a nova moradia.
Marcellus Campêlo destacou o compromisso do governador Wilson Lima em erguer o residencial e os esforços da UGPE para a conclusão e entrega das 72 unidades habitacionais, que irão receber as famílias que optem por esta solução habitacional definitiva. “A determinação do governador Wilson Lima ao erguer o Residencial Maués é a de assegurar às famílias da Manaus 2000 e da comunidade da Sharp, que optem pelos apartamentos, um espaço seguro e bem estruturado. Já estamos caminhando para a conclusão das obras, que deverão ser entregues próximo ao Dia das Mães”, informou Campêlo.


Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Ainda segundo o secretário da Sedurb, a visita das famílias beneficiárias do Prosamim+ ao Residencial Maués é um momento muito importante do programa para toda a equipe da UGPE. “Este momento é o ápice do programa, é uma festa para todos nós, porque é a realização do sonho de vocês, uma habitação segura para morar, um novo começo de vida”, pontuou.
O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, chamou a atenção para o empenho do governador Wilson Lima, em retirar as famílias das comunidades da Sharp e da Manaus 2000, da área de risco em que viviam, em virtude dos transtornos decorrentes às alagações registradas nas duas localidades.
“Outros governos não deram importância, mas a administração Wilson Lima apostou neste projeto (Prosamin+) e executou obras para oferecer um lugar digno às famílias dessas áreas de risco, a exemplo do Residencial Maués, do Residencial Rodrigo Otávio, e do Residencial da Sharp. Que os próximos governos possam dar sequência a este trabalho também”, pontuou.
Expectativa
Para a dona de casa Diva Lopes Antunes, 53, a nova moradia será uma mudança não só de endereço, mas de vida, para ela, o marido e as duas filhas. A família, moradora da comunidade da Sharp, há 12 anos convivia com os alagamentos e os transtornos decorrentes dele.
“Estamos tendo uma nova oportunidade em nossas vidas. O trabalho da UGPE nos deu esperanças de que sairíamos da área de alagamento, e hoje estamos aqui visitando a nossa futura morada. Estou muito feliz por isso”, concluiu Diva.


Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Soluções de moradia
Ao todo, o Prosamin+ prevê a construção de 808 unidades habitacionais. Dessas, 512 unidades serão erguidas na Comunidade da Sharp, onde estão sendo construídos 176 apartamentos, que devem ser entregues até o final deste ano. O Residencial Maués, com 72 unidades, está em fase avançada, previsto para ser inaugurado na primeira quinzena de maio. Em 2023, foi entregue o Residencial Rodrigo Otávio, na zona sul, beneficiando 32 famílias que viviam em áreas de risco de alagação.
Desde 2022, 1.688 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000 foram beneficiadas pelo Prosamin+ com unidades habitacionais e outras soluções disponíveis no programa, como indenização e bônus moradia (compra assistida).
O diferencial das unidades habitacionais do Prosamin+ em relação às primeiras obras do programa são os apartamentos maiores, adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs), varandas amplas, urbanismo e uma vaga de estacionamento por apartamento. O acesso fácil a serviços essenciais como saúde, educação, transporte coletivo e comércio, também é outro diferencial. Além disso, as famílias receberão a titularidade da propriedade, assim que receberem as chaves, o que não ocorria em fases anteriores do programa.