A comunicação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido alvo de debates recentes, com especialistas apontando a necessidade de uma nova estratégia para transmitir as realizações da atual administração à população brasileira.
Em entrevista à CNN, o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, especialista em comportamento, consumo e opinião pública, comentou a nova abordagem na comunicação do governo, que surge como uma tentativa de melhorar a percepção pública sobre as ações do presidente Lula.
Meirelles sugere que uma comunicação mais efetiva pode ajudar a população a reconhecer e compreender melhor as políticas e realizações da atual administração.
“Comunicação de governo é bom quando se tem o que comunicar. Se você não tem o que comunicar, a comunicação não faz milagres sobre isso”. O especialista argumenta que, no caso do governo atual, há realizações concretas que não estavam sendo efetivamente divulgadas.
Entre os feitos que Meirelles destaca como não tendo sido adequadamente comunicados, estão:
- O menor índice de desemprego das últimas décadas;
- Aumento real do salário mínimo pelo segundo ano consecutivo;
- Ampliação do programa Bolsa Família.
“O que o governo tinha feito, que pode ser pouco, comparado ao segundo mandato do governo do presidente Lula, por exemplo, não estava sendo bem comunicado”, afirmou Meirelles.
O especialista também mencionou que o espaço de comunicação não estava sendo ocupado de maneira eficaz, algo que o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, agora tenta mudar, buscando dar mais protagonismo a Lula na estratégia de comunicação.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br