17.3 C
Marília

Festival de Parintins 2025: Festa dos bumbás impulsiona vendas no comércio da capital

Leia também

Este ano, a festa dos bois Caprichoso e Garantido acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho

O 58º Festival de Parintins será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, na Ilha Tupinambarana, mas o movimento no comércio da capital amazonense já começou a ser aquecido. A festa promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, recebe uma série de investimentos que impulsionam o crescimento do festival e impactam nas vendas do comércio na capital.

No Centro de Manaus, o empresário Igor Rodrigues, de 23 anos, tem uma loja colaborativa, que recebe produtos de diversas marcas amazonenses. Com o crescimento do Festival de Parintins nos últimos anos, o espaço passou a receber cada vez mais clientes em busca de produtos dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

“A gente percebe que tem gerado um impacto muito grande, financeiramente, e na visibilidade também. Temos um aumento nas vendas dos empreendedores, porque esse trabalho que a gente realiza é muito importante, porque gera emprego, renda, impacto social e sustentável”, destacou o dono da loja.

Oportunidade

É na loja do empresário que a Juliana Landim, de 29 anos, e a Maysa Fagundes, de 29 anos, expõem os produtos da marca delas, voltada para camisetas, ecobags e lenços. De acordo com Juliana, a ideia de produzir algo específico sobre os bumbás surgiu junto com a retomada e crescimento da festa, em 2022.

“A nossa marca já tinha essa simbologia do Amazonas e do Norte. E por que não do maior festival folclórico a céu aberto do mundo? Começamos a ver o que era possível fazer com esse tema dentro da proposta da nossa marca e deu certo”, disse a proprietária da marca, Juliana Landim.

Para a outra proprietária, Maysa Fagundes, a valorização do Festival de Parintins representa também a valorização do trabalho feito pelos pequenos, médios e grandes empreendedores, que moram fora da Ilha Tupinambarana, e ganham a oportunidade de comercializar seus trabalhos para um público que procura cada vez mais produtos com a temática.

“Ele (o festival) simboliza o nosso crescimento também. A gente vai crescendo junto com o festival e com a cultura. Lembro de quando era mais nova e não tinha esse ‘boom’ que tem agora. E eu acho isso maravilhoso como empreendedora e como amazonense. O boi-bumbá é o nosso carro-chefe”, destacou a empreendedora.

Investimentos no Festival de Parintins

De 2022 a 2024, mais de 340 mil turistas passaram pela Ilha Tupinambarana, durante o período da festa bovina, movimentando mais de R$ 438 milhões. Os números refletem os investimentos do Governo do Amazonas em capacitações, entrega de equipamentos e destinação de recursos.

Na área de sustentabilidade, o ‘Recicla Galera’ foi criado, em 2019, e se consolidou como a maior iniciativa ambiental da festa, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e o Sistema Coca-Cola Brasil. Nas últimas três edições, foram 17.020,88 quilos de resíduos destinados corretamente nas edições do projeto.

Os trabalhadores que fazem a festa acontecer também foram beneficiados com os investimentos, como o ‘Workshop Bem Receber’, que atua, desde 2022, na capacitação de prestadores de serviços turísticos com cursos de recepção e orientação de turistas durante a realização de grandes eventos.

Para os tricicleiros, que conduzem o meio de transporte mais tradicional no período das festas bovinas, os investimentos aconteceram por meio de reformas em 200 triciclos, somando R$ 50 mil, além da entrega de kits personalizados e uniformes.

Pensando na valorização dos profissionais e dos espaços da cidade, o Governo do Amazonas realiza, desde 2022, o projeto ‘Galeria Parintins Cidade Aberta’, em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil.

Ao todo, são mais de 20 murais com assinatura dos artistas da terra dos bumbás Caprichoso e Garantido. Um dos trabalhos de destaque é a fachada do Bumbódromo, do artista Pito Silva, nomeado de ‘Patrimônio em Festa’.


Fonte: www.agenciaamazonas.am.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias