O campeão mundial, Max Verstappen, conquistou a pole position para o GP do Japão nest sábado (5), surpreendendo a McLaren com uma volta rápida no final para garantir o primeiro lugar no grid pelo quarto ano consecutivo em Suzuka.
O líder do campeonato, Lando Norris, também começará na primeira fileira, em 2º lugar. Já seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, na segunda fila, em 3º, ao lado de Charles Leclerc, da Ferrari, em 4º.
Verstappen marcou o tempo de um minuto e 26.983 segundos, um recorde de volta no circuito e 0,012 segundos mais rápido que o tempo registrado por Norris.
Listen to that roar!
Max Verstappen is on POLE#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/s8LtjOWFms
— Formula 1 (@F1) April 5, 2025
Foi a primeira pole position do tetracampeão mundial desde o Grande Prêmio da Áustria, em junho do ano passado, embora ele tenha sido o mais rápido na qualificação no final da temporada no Catar, mas recebeu a penalidade de uma posição.
“Tentamos o melhor que podíamos para obter o melhor equilíbrio possível. Não foi fácil, mas em cada sessão tivemos pequenas melhorias”
Max Verstappen
“Isso fez a diferença. A última volta foi simplesmente a todo vapor e é incrivelmente gratificante. Vamos olhar para amanhã e fazer o nosso melhor”, acrescentou o piloto.
O piloto da Mercedes, George Russell, garantiu o 5º, ao lado de seu companheiro de equipe, Andrea Kimi Antonelli, que mostrou um bom ritmo nos treinos.
Novato da Racing Bulls, Isack Hadjar, superou um problema no cinto de segurança no início da qualificação e começará a corrida em 7º no grid ao lado do heptacampeão mundial da Ferrari, Lewis Hamilton, em 8º.
O japonês Yuki Tsunoda se classificou em 15º lugar para sua primeira corrida no carro da Red Bull após substituir Liam Lawson na semana passada. Lawson começará uma posição à frente dele pela Racing Bulls.
Resultado e grid de largada

Fonte: www.cnnbrasil.com.br