A cidade de Francisco Morato recebeu uma sirene para alertar sobre desastres neste sábado (10). Equipes da Defesa Civil do Estado estiveram no local e realizaram uma simulação de acionamento da sirene e um treinamento junto à população. A iniciativa faz parte dos esforços do Governo de SP para reforçar o sistema de alertas em áreas vulneráveis a deslizamentos do estado.
Além de Francisco Morato, outro município da Grande São Paulo que recebeu o mesmo equipamento foi Franco da Rocha. O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, instalou a sirene em 2024. Já em 2025, Ferraz de Vasconcelos recebeu a sirene, em abril.
LEIA TAMBÉM: Veja como funciona a nova ferramenta de alerta da Defesa Civil de SP
Os dispositivos servem para alertar a população de áreas com risco de deslizamento. Eles são acionados em caso de necessidade de evacuação imediata. Ao todo, o Governo de São Paulo entrega quatro novas sirenes neste ano com um investimento de R$ 1,3 milhão.
Além das sirenes para deslizamento de terra, a Defesa Civil e a SP Águas contemplaram Capivari e São Luiz do Paraitinga, no interior do estado, com sirenes equipadas com sistema de telemetria de rios. Os equipamentos monitoram em tempo real o nível da água e acionam alertas automaticamente em casos de emergência, com possibilidade de evacuação das áreas de risco.
Com isso, as sirenes previnem desastres naturais relacionados à cheia dos rios. O Governo de São Paulo inaugurou o sistema de São Luiz do Paraitinga no dia 26 de abril. Já a cidade de Capivari receberá a sirene no final deste mês.
As ações se somam ao esforço contínuo do Estado em fortalecer a prevenção a desastres. Nos últimos dois anos, o Governo de São Paulo já havia entregado três sirenes sonoras, distribuídas nos municípios de Franco da Rocha, São Sebastião e Guarujá.
O sistema integra o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para chuvas intensas, utilizado em regiões com histórico de deslizamentos e inundações. O objetivo das novas instalações é ampliar a cobertura e garantir que a população receba os alertas de forma rápida e eficiente, contribuindo para a preservação de vidas.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br