18.9 C
Marília

Fraude no INSS: “Reclame aqui” recebeu 29 mil reclamações em 3 anos, diz PF

Leia também

Aposentados e pensionistas registraram no site “Reclame aqui” exatas 29.280 reclamações contra descontos associativos.

O levantamento leva em conta um recorte de três anos – entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2024 – e consta no relatório da Polícia Federal (PF) sobre o esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A líder de reclamações foi a Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos (Ambec), com 7.568 registros. Em seguida, aparece a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares Rurais e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), com 3.726 queixas. A terceira é a Associação dos Aposentados Pensionistas dos Regimes Geral e Próprio de Previdência Social (Universo), com 2.736.

As três entidades constam entre as investigadas pela PF e pela Controladoria-Geral da União (CGU) por descontos irregulares. A CNN aguarda retorno das entidades citadas como líderes de reclamações por descontos ilegais.

“Os dados obtidos indicam uma avaliação pouco satisfatória do serviço prestado por essas entidades”, aponta a Polícia Federal.

Sem resposta

Como mostrou a CNN, aposentados e pensionistas enfrentaram ao longo dos últimos anos dificuldade para questionar sobre descontos indevidos. Sem saber onde recorrer, até a Lei de Acesso à Informação (LAI) foi utilizada para tentar obter respostas, que nunca vieram até a operação “Sem Desconto” ser deflagrada.

Levantamento feito pela CNN junto ao banco de dados da Controladoria-Geral da União (CGU), responsável por centralizar os pedidos da LAI, revela o registro de ao menos 553 ocorrências sobre o assunto desde 2022. Todas minimizadas pelo INSS.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias