Há 3 minutos
Vacina está disponível nos 62 municípios do Amazonas
Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP
Diante do período sazonal de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reforça que a principal prevenção contra os vírus respiratórios, que causam doenças como covid-19, é a vacinação.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca que a vacina reduz as complicações decorrentes de infecções causadas pelas Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), por isso a importância da vacinação. “A vacinação é a melhor forma de proteção contra o agravamento pela covid-19 e é a principal estratégia para o controle da doença”, disse.
A Fundação atua com a estratégia vigente de vacinação contra a covid-19 que, entre as principais novidades, está a inclusão da vacina contra doença no Calendário de Vacinação para gestantes e idosos (60 anos ou mais), além do início da oferta da vacina da Zalika Farmacêutica e o esquema vacinal para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
“O Amazonas atua a partir das orientações do Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunizações atualizadas para 2025. Diante do período sazonal contra vírus respiratórios, que enfrentamos no Estado, é imprescindível que as pessoas busquem pela vacinação contra covid-19”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A gerente de Imunização do Amazonas, Angela Desirée, ressalta que todos os 62 municípios do Estado estão abastecidos com vacinas contra covid-19. “A distribuição é realizada pela FVS-RCP a partir do planejamento do município para a estratégia de vacinação”, detalha.
Durante o ano de 2024 foram distribuídas 480.410 doses. Em 2025, foram distribuídas 72.930 vacinas contra covid-19 no Estado. No Amazonas, assim como nos demais estados brasileiros, as vacinas em uso são dos laboratórios Moderna, Pfizer e Zalika.
Quem pode tomar vacina contra a covid-19:
A vacinação contra covid-19 está disponível, na vacinação rotineira, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais.
Também estão aptos a tomar a vacina os seguintes públicos: Pessoas vivendo em instituições de longa permanência; pessoas imunocomprometidas; indígenas vivendo em terra indígena; indígenas vivendo fora da terra indígena; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.