O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Fundo Social, inaugurou nesta terça-feira (25) a Praça da Cidadania de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê. O espaço abriga uma Escola de Qualificação Profissional, que oferecerá cursos gratuitos a partir de março, e área para esportes e lazer. A Praça de Mogi das Cruzes é a oitava em funcionamento no Estado, somando-se às unidades já existentes na capital paulista, Guarulhos, Osasco, Itapevi, Hortolândia e Mauá.
Localizada no bairro Jundiapeba, a Praça da Cidadania de Mogi ocupa uma área de mais de 4 mil m² e conta com quadras poliesportiva e de futebol society, pista de skate, academia ao ar livre, parquinho infantil, área de jogos, pista de caminhada, além de salas para cursos de qualificação, espaços para serviços ao cidadão e salas multiuso. O equipamento recebeu investimentos de R$ 4,7 milhões, viabilizados pelo Fundo Social de São Paulo. O programa conta com apoio também da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e da prefeitura da cidade.
“Às vezes, os governos conseguem identificar pessoas que passam por dificuldades, cadastrar e incluir em programas de transferência, mas, em outras ocasiões, não conseguem fazer a última parte do desenvolvimento social, que é a emancipação, que se dá pela capacitação e pelo desenvolvimento individual. A escola da Praça da Cidadania tem cursos importantes que podem conectar as pessoas com o mercado de trabalho. É por meio dessa escola que podemos alterar realidades”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A inauguração contou também com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas; do secretário estadual Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais); da prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli; do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado; e do diretor-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Clóvis Dias; além de parlamentares municipais e estaduais e outros prefeitos da região.
Os cursos da primeira turma de Mogi das Cruzes, com início em março, incluem auxiliar administrativo, auxiliar de cabeleireiro, manicure e pedicure, cuidador de idosos, confeitaria básica, panificação básica, informática básica e costureiro básico industrial. As inscrições estão abertas ao longo do ano e podem ser feitas pelo site: www.cursofussp.sp.gov.br.
O prédio da Escola de Qualificação Profissional, que fica dentro da Praça, conta ainda com administração, copa, lavanderia, sala de esterilização, depósito, almoxarifado e quatro sanitários, dois deles adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, o espaço abriga uma horta e um canteiro de obras destinado ao curso de construção civil.
“As Praças da Cidadania são um importante programa do Fundo Social de São Paulo. Um espaço dedicado a oferecer ferramentas e oportunidades para as pessoas se desenvolverem. Aqui temos um ambiente de convivência e de qualificação para todos”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas. “É um programa que visa aproximar as pessoas, fortalecer nossa comunidade e proporcionar oportunidades a todos os cidadãos”, acrescentou.
Para minimizar impactos ambientais, o espaço foi projetado com soluções sustentáveis, como iluminação em LED, pisos permeáveis e jardins que auxiliam na retenção e infiltração da água da chuva. O local também conta com um sistema de captação e reaproveitamento de água pluvial.
Novas Praças
Mais três Praças da Cidadania serão entregues em 2025, nas cidades de Embu das Artes, Itaquaquecetuba e São Bernardo do Campo. Um novo convênio entre o FUSSP e a CDHU também viabilizará a condução de mais 12 projetos, o que inclui a implantação de 11 novas praças e uma revitalização, somando um investimento de obra estimado em R$ 48,4 milhões.
Ouça os áudios:
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br