O Governo de São Paulo inaugurou, nesta quinta-feira (17), a unidade modelo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em Campos do Jordão. O espaço, alinhado às melhores práticas tecnológicas, tem capacidade para realizar 80 atendimentos por dia e integra diversos tipos de serviços em uma infraestrutura modernizada, com mais conforto e agilidade para a população. O objetivo do novo modelo é que o cidadão consiga resolver o maior número possível de demandas com celeridade, já no primeiro balcão.
“Nessa unidade modelo, a gente vai se valer da digitalização. Essa é a lógica de ter todos os serviços integrados. A pessoa é atendida, faz seu exame médico, seu exame psicológico, tira a CNH e com a parceria com o IRGD, vai tirar a carteira de identificação também. E isso tudo em um só lugar. O jordanense não vai mais precisar descer para Taubaté e a pessoa que está passando aqui, vai poder fazer também. É facilitar a vida do cidadão, é trazer mais serviços digitais”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
O novo modelo integra diversas entregas em um mesmo espaço, como exames médicos e psicológicos, cabines de autoatendimento e até a aplicação de provas teóricas, eliminando a necessidade de deslocamentos e tornando mais simples o processo de habilitação e regularização de documentos.
Entre os mais de 500 atendimentos realizados durante a operação assistida, realizada em março, 423 foram de condutores, dos quais 155 buscavam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — 29% do total de demandas. Outros 111 casos diziam respeito a veículos.
Outro serviço que a população terá acesso na unidade modelo é a emissão de primeira e segunda vias de RG, em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), evitando, assim, a ida a unidades Poupatempo em outras cidades do entorno, como Tremembé e Taubaté.
O novo Detran de Campos do Jordão oferece salas de avaliações psicológica e médica, para que o candidato interessado em obter a CNH resolva, num único local, todas as etapas do processo. O passo final da habilitação – a prova prática – também será realizada no mesmo endereço, nas dependências externas da agência, facilitando a identificação da estrutura como ponto de conclusão das demandas da comunidade. As cabines de autoatendimento devem ser aliadas dos esforços de digitalização promovidos pelo Detran-SP para a realização de serviços de forma mais rápida e autônoma.

Com a reestruturação, aliada ao uso de recursos tecnológicos, a proposta é agilizar os serviços mais demandados. No caso da alteração de dados da Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo, o prazo de conclusão passou de dois ou mais dias para 20 minutos, o que aumenta a produtividade na solução das solicitações da população.
Estrutura da unidade modelo
A nova unidade tem sala de recepção com infraestrutura confortável, com assentos, bebedouro, café e ar-condicionado. A expectativa é que o novo formato elimine filas, melhore a experiência do usuário e aumente a satisfação com os serviços prestados pelo Detran-SP.
“Para nós, é uma alegria que esse projeto se inicie na nossa região, com uma agência que tem toda a qualidade e modernidade que pretendemos oferecer à população”, afirmou Jonas Castilho, superintendente do Detran-SP na região. “As mudanças impactam inclusive o dia a dia do próprio servidor, com uma infraestrutura mais completa, que nos permite maior agilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.”
A nova agência em Campos de Jordão funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Frei Orestes Girardi, 3.159 – Jardim Jaguaribe. Para maior comodidade e organização, os cidadãos podem agendar os serviços diretamente pelo portal detran.sp.gov.br.
Após a inauguração, o modelo aplicado no projeto-piloto deve ser replicado em outras cidades do estado.
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br