O Governo de Santa Catarina tem se dedicado a aliviar o sofrimento daqueles que aguardam por procedimentos cirúrgicos. Em mais uma medida voltada à saúde, o Estado aprovou novos aumentos na Tabela Catarinense para cirurgias otorrinolaringológicas desde o início deste ano. A ação irá garantir maior acesso da população aos tratamentos eletivos.
Os novos valores foram definidos na deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de número 30 de 2025. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem ampliado de forma progressiva os valores dos procedimentos da especialidade na Tabela Catarinense que chegam até 500% do valor estipulado pela Tabela SUS.
“Recentemente, a Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com os municípios, definiu um reajuste nos procedimentos da otorrinolaringologia, pois a demanda para essas cirurgias é recorrente. Desde 2023, a Secretaria de Estado, seguindo a diretriz do governador Jorginho Mello, vem avançando muito na execução das cirurgias eletivas de diversas especialidades, incluindo a otorrino. Mesmo assim, o Estado e os municípios entendem que é pertinente e possível um reajuste nos valores de alguns procedimentos para que possamos aumentar ainda mais a produção de cirurgias. Estamos atuando para trazer resultados ainda melhores em 2025 nesta e nas demais especialidades que fazem parte da estratégia de Santa Catarina de reduzir a demanda de cirurgia”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Entre 2023 e 2024, o Estado realizou mais de 12,4 mil operações otorrinolaringológicas, incluindo remoção de amígdalas e adenoides, septoplastia para correção de desvio de septo e ampliação ou desobstrução dos seios paranasais. Esse número representa um crescimento anual de até 53% em comparação a 2022, reflexo direto do aumento nos recursos estaduais.
Atualmente, 2,7 mil pessoas estão no planejamento cirúrgico para procedimentos otorrinolaringológicos, aguardando apenas a definição da data para realização da operação. Com iniciativas como a Tabela Catarinense e o Programa de Valorização dos Hospitais, o Governo de Santa Catarina tem proporcionado maior celeridade no atendimento e redução do tempo de espera.
Lançada em 2023, a Tabela Catarinense tem como meta reduzir a fila de espera para cirurgias eletivas, consultas e exames, além de melhorar a resolutividade dos serviços de saúde. Ao todo, os valores pagos pelo Estado podem chegar até 12 vezes o montante previsto pelo SUS, sendo direcionados a mais de 900 procedimentos.
O estado conta com uma rede de 199 hospitais que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais informações:
Gabriela Ressel e Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc
Fonte: estado.sc.gov.br