O Governo de São Paulo estará mais uma vez no South by Southwest (SXSW), o maior evento de inovação do mundo, que será realizado entre os dias 7 e 15 de março em Austin, nos EUA. Pela segunda vez consecutiva, o Estado contará com um espaço exclusivo, a SP House, que este ano será ainda maior, com 1.200 m². O objetivo é superar os 10 mil visitantes registrados em 2024 e promover o estado como um polo global de inovação e economia criativa.
A SP House, organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Prefeitura de São Paulo, será um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, com uma programação focada em tecnologia, impacto social, economia criativa, jogos e audiovisual. Além disso, terá uma estética voltada à cultura urbana e grafite, com shows e debates que reforçarão os temas de sustentabilidade e inovação.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP levará empresas de turismo para o SXSW, maior evento de inovação do mundo
“A SP House representa o que há de mais inovador e criativo em nosso estado, unindo empresas, cultura e oportunidades de negócios. Será uma vitrine para mostrar o potencial de São Paulo para o mundo”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
A programação será dividida em quatro grandes eixos: tecnologia e inovação; impacto social; economia criativa, jogos e audiovisual; e artes e festivais. Os temas de sustentabilidade e negócios estarão presentes em todas as atividades, com palestras, workshops e ações de networking. A nova edição do espaço será também palco de um estúdio para transmissões via streaming e contará com uma arte exclusiva de fachada assinada por uma artista paulista. Em 2024, a arte foi assinada pelo renomado Eduardo Kobra.
“A SP House vai mostrar ao mundo o que São Paulo pode oferecer como um ecossistema de inovação, centros de pesquisa e universidades de ponta, uma diversidade cultural única e um mercado consumidor de 45 milhões de pessoas, além de um ambiente favorável para novos investimentos”, ressalta Rui Gomes, presidente da InvestSP.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP levará empresas de economia criativa para a 2ª edição da São Paulo House no SXSW
Destaques da programação 2025
Dentre os destaques da programação já confirmada da SP House, há um painel com os importantes nomes do SXSW, a especialista em trabalho, autora e palestrantes, Amy Gallo, o futurista e palestrante, Ian Beacraft e o arquiteto de inovação e futurista, Neil Redding, que vão participar de painel, com moderação da palestrante e mentora do SXSW, Simone Kliass.
Os palestrantes vão falar sobre como estão moldando o futuro da criatividade, da tecnologia e do local de trabalho, além de oferecerem insights sobre como se tornar um líder de pensamento global e explorará elementos do dinâmico cenário de inovação do Brasil. O painel será realizado no dia 11 de março, às 16h (horário de Austin).
Além disso, nos dias 9 e 11, um projeto que começou a ser desenhado na SP House em 2024 apresenta seus resultados neste ano. O Clipe da Quebrada, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e apadrinhado pelo produtor KondZilla, que contrata diretores de pequenas produtoras de vídeo para produzir videoclipes de artistas da periferia que gravam e produzem suas músicas nos estúdios das Fábricas de Cultura. Além de proporcionar aos artistas da periferia uma oportunidade de divulgar suas músicas por meio de videoclipes, o projeto também incentiva e cria portfólios para os diretores de vídeo dessas pequenas produtoras. Na oportunidade serão apresentados alguns dos clipes produzidos e o potencial da produção musical na periferia.
LEIA TAMBÉM: SXSW: SP terá espaço exclusivo no maior evento de inovação do mundo pelo 2º ano seguido
Outro destaque da programação é o painel que irá debater sobre como serão os festivais de inovação e criatividade no futuro, apontando questões como os desafios de organizar eventos e ideias em um mundo de rápidas e drásticas transformações. O painel reunirá representantes de três importantes festivais: SXSW Sydney, SXSW London e SP2B, para compartilharem experiências e informações sobre suas produções e como fazem para engajar as comunidades criativas em torno de grandes eventos. O painel acontece no dia 9, às 16h.
Para debater sobre como as economias do futuro se moldarão a partir de habilidades essencialmente humanas, apoiadas pelas Inteligências Artificiais e tecnologias, no dia 8, às 15h55, a SP House recebe uma masterclass ministrada pelo presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron. A atividade também irá abordar sobre como o sul global pode ser uma referência nessas novas economias levando em conta a interdependência entre pessoas, tecnologias e natureza.
Já no dia 10, às 14h30, um time de especialistas da Toyota se reúne para discutir o estado atual da descarbonização e quais são as soluções para acelerar a retirada de carbono da atmosfera. Participam do painel o diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota, Rafael Ceconello, a arquiteta multimídia e criadora de cidades do futuro no MIT Media Lab, Gabriela Bila, o empreendedor social, ativista climático e fundador da plataforma Ayika, Marcelo Rocha, e o head de Corporates no Cubo Itaú, Filipe Guimarães.
O espaço também contará com a presença de diversas secretarias e empresas do Governo do Estado, como as de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento, além de empresas como Sabesp e Prodesp. A iniciativa recebe o apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp. Durante o evento, essas empresas desempenharão um papel central, participando de apresentações e debates focados em temas como inovação, sustentabilidade e impacto social.
LEIA TAMBÉM: Economia criativa: missões internacionais de SP geram R$ 725 milhões em potencial de negócios
CreativeSP
Pelo quarto ano seguido, o programa CreativeSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, levará 10 empresas para o SXSW com o objetivo de fomentar negócios internacionais. O programa oferece um reembolso de até US$ 3 mil para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de promover eventos de networking e consultorias especializadas.
Em 2024, o CreativeSP levou 103 empresas para grandes eventos internacionais, como o próprio SXSW, o Festival de Cinema de Cannes, a Gamescom e a Feira do Livro de Frankfurt, gerando novos negócios da ordem de R$ 725 milhões. Além disso, o programa criou 6.400 empregos e tem mais missões confirmadas para o primeiro semestre de 2025, com a participação em eventos como a Games Developers Conference (EUA) e o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha).
Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br