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Governo de SP incentiva alunos a participarem da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

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A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) organizam um encontro nesta terça-feira (3), Dia Nacional da Educação Ambiental, para discutir ações pedagógicas que envolvam os estudantes da rede estadual de ensino. Entre as atividades, está o convite e o incentivo à participação dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA), iniciativa vinculada à COP 30 que busca fortalecer o protagonismo juvenil e fomentar a reflexão sobre justiça climática. A etapa escolar da Conferência deve ser encerrada no dia 30 de junho. O prazo para as escolas cadastrarem seus projetos no site oficial é 5 de julho.

O encontro entre Educação e Semil acontece nesta terça-feira, das 8h às 17h, no auditório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e reunirá especialistas da Semil, supervisores de ensino, professores especialistas em currículo das 91 diretorias regionais de ensino da Seduc-SP e representantes das equipes curriculares das áreas de ciências humanas e ciências da natureza da Coordenadoria Pedagógica da Seduc-SP, a Coped.

A importância da Conferência pelo Meio Ambiente

Segundo a professora Andréia Cardoso, da equipe de Geografia da Secretaria da Educação e da comissão organizadora da CNIJMA, “a 6ª edição da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem o propósito de incentivar o protagonismo juvenil e mobilizar escolas públicas, privadas e comunitárias de todo o estado de São Paulo, tanto urbanas quanto rurais, e também as escolas indígenas e quilombolas. A etapa Conferência na Escola deve ser realizada até o dia 30 de junho”.

A professora explica que o processo envolve a criação da Com-Vida na escola — uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida —, o mapeamento dos riscos socioambientais locais, elaboração de projetos, mobilização da comunidade escolar. “O grêmio estudantil, por exemplo, pode colaborar e muito para a mobilização dos estudantes no processo da conferência”, destaca a professora.

Os diálogos são destinados a alunos de 11 a 14 anos, mas a professora explica que toda a comunidade escolar pode participar das discussões. “O Grêmio Estudantil pode colaborar muito para a mobilização dos estudantes no processo da conferência. A escola também pode contar com o apoio de coletivos de meio ambiente, instituições locais para fortalecer a realização de um desses momentos, com a parceria de universidades, ONGs, associações, fundações, defesa civil e órgãos ambientais, todos voltados para contribuir para o aprofundamento das discussões, oferecer suporte técnico e, principalmente, incentivar e colaborar com a implementação e continuidade dos projetos de ação que foram construídos durante a etapa da conferência na escola”, complementa Andréia Cardoso.

Além do encontro com a Semil, a Seduc-SP tem organizado lives de orientação com as escolas estaduais sobre a participação na Conferência. A proposta do encontro é que os representantes das 91 diretorias de ensino se tornem multiplicadores da ação nas escolas estaduais que atendem aos anos finais do Ensino Fundamental.

Para o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Souza da Trindade, a iniciativa representa uma construção estratégica entre áreas que, juntas, potencializam o papel transformador da educação. “Educar para a sustentabilidade é investir no presente e no futuro. A Educação Ambiental é uma ferramenta essencial para enfrentarmos os desafios da pauta ambiental com profundidade e compromisso. Este evento marca a articulação entre os técnicos das áreas, criando pontes para políticas públicas que valorizam a juventude e o protagonismo estudantil. Estamos celebrando uma formação que une conhecimento, ação e pertencimento ao território.”

Semil e Seduc-SP

Além das discussões sobre a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, o encontro entre Educação e Semil no Dia Nacional da Educação Ambiental terá como pauta temas: Alfabetização Ambiental, Grêmio Estudantil Paulista e Coordenação de Saúde e Meio Ambiente, Educação Científica e Temas Socioambientais, Prêmio Jovem Cientista, Educação Ambiental e Território: Ações Inspiradoras nas Escolas, e mais.

Impacto de outras conferências

A Escola Estadual Professor Dimas Mozart e Silva, de Taquarituba, é um exemplo de como a conferência pode transformar a realidade escolar. A professora Viviane Cristina Silva Ramos, atualmente vice-diretora da unidade, conta que a escola participou das edições de 2013 e 2018 com projetos voltados à sustentabilidade, o que acabou abrindo portas até para visibilidade internacional. “Foi pensando em mais ideias para tornar a escola mais sustentável que, como resultado, participamos do prêmio Zayed por dois anos, competindo com escolas do mundo todo”, conta. 

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é uma competição promovida pelos Emirados Árabes Unidos que reconhece projetos inovadores na área, e que contribuem para a melhoria da vida das pessoas e do planeta.

Apesar da escola não ter vencido o Prêmio Zayed, o reconhecimento veio em forma de infraestrutura sustentável. “Por conta dessa visibilidade, a companhia de energia da época entrou em contato com a gente e fomos contemplados com as placas solares de energia fotovoltaica. A companhia, a Seduc e a Secretaria de Minas e Energia tornaram nossa escola 100% sustentável, com 48 placas que permitem com que a gente produza mais energia do que a escola precisa”, celebra Viviane.

Escola Estadual Professor Dimas Mozart e Silva, de Taquarituba, é um exemplo de como a conferência pode transformar a realidade escolar

A vice-diretora, que antes já atuou como professora na unidade de ensino e tem especialização em química e biologia ambiental, segue acreditando no poder de transformação dessas iniciativas. “A Conferência tem um formato interessante para os estudantes, pois incentiva a formação de ideias para a melhoria dos ambientes escolares e até das comunidades. A gente consegue fazer ‘brotar’ ideias neles”, diz.

Cronograma da Conferência

As escolas interessadas devem realizar a conferência interna até 30 de junho e registrar seus projetos no site da CNIJMA até o dia 5 de julho e recepção dos documentos das escolas pelas 91 diretorias regionais de ensino que aderiram à Conferência. A etapa estadual acontecerá em agosto e a nacional está marcada para o período de 6 a 10 de outubro, como um dos eventos antecessores e vinculados à COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que ocorrerá neste ano em Belém do Pará. 

Fonte: www.agenciasp.sp.gov.br

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