A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta segunda-feira (30) que o governo deve decidir em fevereiro de 2025 sobre a realização de um novo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”.
A intenção, segundo a ministra, é fazer uma nova prova nacional ainda em 2025, mas a decisão ficará para depois da conclusão da última etapa do primeiro concurso realizado neste ano.
“Em princípio, a gente tem a intenção de fazer, mas a gente só vai fazer a definição final em fevereiro, quando a gente concluir o CPNU 1 [primeira edição]. Inclusive, a gente tem feito um balanço de tudo que deve ser aprimorado para o CPNU 2 [segunda edição]”, disse a ministra em entrevista coletiva.
As provas do concurso foram realizadas em agosto, depois de serem adidas por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. Antes, a previsão inicial era que fossem feitas em maio. Em novembro, o governo também decidiu adiar o resultado final do concurso para fevereiro de 2025.
O cronograma anterior previa que os aprovados passariam por cursos de formação já em dezembro deste ano e seriam convocados para a posse dos cargos a partir de janeiro de 2025. Agora, a divulgação do resultado final ficou para 11 de fevereiro.
Reajuste dos servidores federais
Esther Dweck falou sobre a realização de um novo concurso durante uma entrevista sobre a medida provisória (MP) do reajuste de servidores públicos federais.
A MP, que ainda será publicada e enviada ao Congresso, prevê a criação de duas novas carreiras transversais do serviço público de Desenvolvimento Socioeconômico e de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa, com 750 cargos cada e remuneração entre R$ 9,7 mil (inicial) a R$ 21 mil (final).
As vagas devem ser preenchidas, segundo a ministra Esther Dweck, por meio de uma nova edição do CPNU. A MP do reajuste deve ser editada após a sanção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista para esta terça-feira (31).
O que muda com a decisão do STF sobre CLT para servidor público?
Fonte: www.cnnbrasil.com.br