24.7 C
Marília

Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Pepe Mujica

Leia também

O governo brasileiro decretou luto oficial de três dias, nesta terça-feira (13), pela morte de José Alberto Mujica Cordano, o “Pepe Mujica”, ex-presidente do Uruguai. O ato foi assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

Mujica faleceu aos 89 anos em Montevidéu. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. Entretanto, a causa da morte ainda não foi divulgada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem oficial à China, também prestou homenagem ao ex-presidente uruguaio.

“Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”, declarou Lula.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores destacou o papel de Mujica como defensor da integração regional e da justiça social.

“Grande amigo do Brasil, o ex-presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época”, divulgou o Itamaraty.

Lula condecorou Mujica

O presidente da República condecorou o ex-presidente do Uruguai, com a maior honraria brasileira, no dia 5 de dezembro de 2024, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Além disso, Lula exaltou a longa trajetória de Mujica em busca de um mundo, e em especial de uma América, mais justa, igualitária e inclusiva.

“Essa medalha estou entregando a Pepe Mujica não pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser companheiro”, comentou o presidente brasileiro, que se emocionou. “A gente não escolhe irmão. A gente não escolhe sequer a mãe. Mas um companheiro a gente escolhe”, concluiu o brasileiro à época.

O último encontro entre os dois ocorreu em março de 2025, durante a posse de Orsi. “Sempre que o Mujica fala, eu respeito muito, porque o Mujica é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos”, disse Lula na ocasião.

Quem foi Pepe Mujica?

Pepe Mujica nasceu em 1935, em Montevidéu, onde morou ao longo de toda a vida. Começou na política no Partido Nacional, um dos mais tradicionais do Uruguai, onde foi secretário-geral da Juventude.

Fundador do principal grupo guerrilheiro do Uruguai, ficou preso mais de uma década, foi torturado pela ditadura e acabou chegando ao poder décadas depois.

Mujica se tornou o um dos presidentes mais queridos internacionalmente e colocou o Uruguai, o segundo menor país da América do Sul, na lupa mundial.

Saiba mais nesta matéria.

Veja imagens de Pepe Mujica:

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias