Há 4 minutos
Atletas amazonenses voltaram a representar o estado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos após 12 anos


Nos últimos anos, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), tem se destacado como um dos principais fomentadores do esporte de alto rendimento, com políticas públicas como o Bolsa Esporte Estadual e o Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024. Fruto desse investimento, o estado voltou a ser representado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, após 12 anos, e obteve resultados consistentes em competições nacionais e internacionais.
“O Governo do Amazonas tem o compromisso, conforme determinação do governador Wilson Lima, de garantir estrutura e apoio financeiro para que nossos talentos possam competir, de igual para igual, com qualquer estado do país e do mundo. E estamos com os olhos voltados para o ciclo olímpico de Los Angeles 2028, com o Bolsa Esporte Estadual e o Pelci, que vão garantir ainda mais oportunidades para os atletas da base ao alto rendimento”, disse o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.




O Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024 e o Bolsa Esporte Estadual forneceram suporte necessário a atletas e paratletas amazonenses para disputas em alto nível. O resultado desse investimento foi a classificação de representantes em modalidades como lançamento de dardo, halterofilismo, judô e skate, além da conquista inédita da medalha de bronze da paratleta Maria de Fátima no halterofilismo paralímpico, primeiro pódio da história para o Amazonas em Jogos Paralímpicos.
A política pública também impactou em competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago 2023, onde atletas amazonenses, integrantes dos programas estaduais de incentivo ao alto rendimento, conquistaram resultados expressivos. Lucas dos Santos e Maria de Fátima garantiram o bronze no halterofilismo, Elielton Lira foi medalha de prata no judô paralímpico e Pedro Nunes conquistou a prata no lançamento de dardo.


Foto: Divulgação/Sedel
“Eu só tenho a agradecer ao Governo do Amazonas por esse apoio e incentivo, e também ao secretário Jorge Oliveira, que não desistiu dos meus sonhos e caminhou comigo lado a lado, acreditando em mim, pois é como eu disse, eu tinha apenas um sonho e força de vontade”, exaltou a paratleta Maria de Fátima, natural de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus).
Pensando no ciclo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028, o Governo do Amazonas segue investindo com a continuidade do Bolsa Esporte Estadual e apoio com passagens aéreas, beneficiando atletas desde a base até o alto rendimento. Além disso, iniciativas como o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, seguem em expansão com foco na revelação de novos talentos e na formação de cidadãos.