Há 3 minutos
Durante a ação no município, os trabalhadores também receberam documentos rurais viabilizados pelo Idam


Agricultores familiares de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus) foram beneficiados com a entrega de implementos agrícolas, adquiridos por meio de crédito rural no valor de R$ 1,6 milhão. O recurso foi viabilizado pelo Governo do Amazonas, via Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que disponibilizou, ainda, 32 documentos rurais e uma carta de anistia de débitos.
A ação foi realizada nesta sexta-feira (25/04), em parceria com a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Secretaria de Pesca e Aquicultura do Amazonas (Sepa), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Prefeitura de Rio Preto da Eva, com objetivo de incentivar o setor primário local.
O diretor de Planejamento Institucional (Diplan) do Idam, Victor Góes, informou que a ação faz parte da programação institucional para este ano, que visa ampliar os serviços de emissão e retificação de documentos e de elaboração de projetos de crédito rural nos municípios.
“Está entre as prioridades do Governo do Amazonas, por meio do Idam, aumentar o número de agricultores familiares regularizados no estado. Com CPP, CAF e CAR em dia, eles podem ter acesso às políticas públicas, como é o caso do crédito rural, que possibilita o crescimento das atividades rurais e melhoram a renda e qualidade de vida desses trabalhadores”, destacou o diretor.




Emissão de documentos
Entre os documentos, foram disponibilizados 30 Cartões do Produtor Primário (CPP), um Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e um Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na ocasião, também foi entregue ao produtor de citros, Marcus Sergio Pereira Lima, uma carta de remissão de débito de crédito rural no valor de R$ 34,3 mil, devido às perdas agrícolas ocasionadas pela estiagem.
“Essa ação é muito importante para comunidade, pois nos incentiva a produzir cada vez mais. Nós da comunidade nos sentimos valorizados pelo Governo do Amazonas, por meio de ações e atenção como esta”, frisou a agricultora Rosalinda Barbosa de Brito, beneficiada com o CAF, documento essencial para acesso a políticas públicas voltados para o segmento.
Em relação ao crédito rural, viabilizado pelo Idam e Afeam, foram entregues, durante a solenidade, um trator, um veículo e um motor 30 HP. Os demais implementos agrícolas já estão em posse dos beneficiários.
Acesso
Os agricultores familiares de Rio Preto da Eva podem ter acesso aos serviços do Idam na Unidade Local (Unloc) do município, localizada na rua Governador Domingos Monteiro, 9, Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.