27.9 C
Marília

Governo dos EUA processa Nova York por lei que protege imigrantes

Leia também

O Departamento de Justiça dos EUA processou autoridades do estado de Nova York, incluindo a governadora Kathy Hochul, por supostas falhas na aplicação da lei federal de imigração, disse a procuradora-geral Pam Bondi a repórteres na quarta-feira (12).

“Nova York escolheu priorizar estrangeiros ilegais em vez de cidadãos americanos. Isso para, para hoje. Como você sabe, processamos Illinois e Nova York não ouviu, então agora é o próximo”, disse a procuradora-geral.

Bondi disse que o processo, que também cita a procuradora-geral Letitia James e o chefe do Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do estado, Mark Schroeder, tem como alvo uma “lei de sinal verde” que proíbe o estado de compartilhar informações sobre veículos e endereços com autoridades federais de imigração.

A queixa, protocolada no tribunal federal em Albany, Nova York, alega que a lei de Nova York viola uma disposição da Constituição dos EUA, que sustenta que a lei federal prevalece sobre leis estaduais e locais que podem entrar em conflito com a legislação. A medida busca uma ordem judicial impedindo Nova York de aplicar a lei.

Bondi disse que a legislação limita a capacidade do estado de cooperar com a polícia federal de imigração porque contém uma “cláusula de denúncia” que exige que o DMV do estado informe alguém quando autoridades federais de imigração solicitarem suas informações.

O Departamento de Justiça americano também processou o estado de Illinois por políticas que protegem imigrantes.

A governadora de Nova York tinha um almoço com o presidente americano, Donald Trump, agendado para esta quinta-feira (13). Fontes afirmam que o compromisso foi adiado para a semana que vem.

*Com informações da Reuters

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Últimas notícias